(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Sem abertura do HC, USP não terá Faculdade de Medicina em Bauru

17 fev, 2021

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Segundo a FOB, Estado deve assumir gestão do ‘Predião’ e do Centrinho para Conselho Universitário analisar criação da faculdade – Divulgação

A abertura definitiva do Hospital das Clínicas (HC) em Bauru se faz necessária não somente para minimizar o problema crônico de falta de vagas de internação na região. O seu funcionamento também é requisito imprescindível para que o curso de Medicina da USP em Bauru possa contar com uma unidade própria, a Faculdade de Medicina da universidade.

Hoje, o curso está ligado à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), que também abriga as graduações de Odontologia e Fonoaudiologia. Para a criação da Faculdade de Medicina, será necessário, primeiro, transferir para a Secretaria de Estado da Saúde a gestão das duas unidades do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), que são o ‘Predião’ azul, onde ficará o HC, e o próprio Centrinho.

É o que explica o diretor da FOB/USP e superintendente do HRAC, Carlos Ferreira dos Santos. De acordo com ele, em 4 de julho de 2017, o Conselho Universitário (CO) da USP aprovou a criação do curso de Medicina da FOB. E, na ata desta reunião, consta que a aprovação foi condicionada à assunção da gestão e custeio das unidades 1 e 2 do HRAC pelo Estado. A partir disso, a USP criaria a Faculdade de Medicina de Bauru.

“Como se estabeleceu esta condicionalidade, quando eu apresentar a proposta de criação da Faculdade de Medicina ao CO, o primeiro item que será observado pelos conselheiros será se existe ou não a formalização da assunção das duas unidades do HRAC. Se esse documento não existir, a discussão não avança”, justifica.

Proposta

Pela proposta, os atuais servidores do HRAC continuarão vinculados à USP, por meio da nova Faculdade de Medicina, atuando no mesmo local e mesmas funções dentro do Centrinho. Já as novas contratações, os custos com manutenção, atendimentos e aquisição de novos equipamentos para o HC e o Centrinho ficariam sob responsabilidade do governo do Estado.

“O HC será um hospital para atender as necessidades de Bauru e região e o Departamento Regional de Saúde (DRS-6) já tem mapeadas quais são as especialidades médicas necessárias”, explica Santos. De acordo com ele, um decreto estadual, assinado em 2018 pelo então governador Geraldo Alckmin, criou formalmente o HC de Bauru e um termo de cessão de uso das unidades 1 e 2 do HRAC foi firmado entre Secretaria de Estado da Saúde e Reitoria da USP.

Agora, falta a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a USP e a secretaria para que o HC possa, de fato, entrar em operação. “A USP colocou toda sua estrutura à disposição, não está em um embate com o governo do Estado. Os 11 andares não precisam ser ocupados de uma vez só. Há condições de iniciar o funcionamento de forma gradual, porque já há uma estrutura que pode ser usada”, frisa.

O diretor lembra ainda que, a partir do ano que vem, a primeira turma do curso de Medicina entrará no quinto ano, quando começa o internato, mas, mesmo sem o HC, a rede de hospitais de Bauru terá estrutura suficiente para garantir a formação dos estudantes. “Tanto é que alunos de outras cidades já fizeram internato em Bauru. Os hospitais serão utilizados por meio de convênio já existente entre a FOB e a Famesp. Além disso, hoje, a rede municipal também é usada para a formação. O HC será mais um ambiente de prática”, observa.

Fonte: JCNET

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...