(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Proposta visa reduzir prazo para outorga de escritura de imóveis

6 mar, 2020

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Assunto foi debatido durante audiência pública em novembro de 2019; empresários defendem aprovação para geração de mais empregos – Arquivo Candeia

O prefeito Francisco Leoni Neto (PSDB) enviou ao Legislativo projeto de lei que visa reduzir de 20 para cinco anos o prazo para outorga de escrituras de imóveis alienados.

Para tanto, o projeto 12/2020 altera o artigo 7º inciso VII da Lei 4.551/2015 e artigo 7º inciso VI da Lei 7.799/17.

O assunto vem sendo debatido pelo Executivo, Legislativo e grupos de empresários, em especial de cinco empresas que adquiram áreas de expansão do Polo Industrial 2 (atrás do antigo Posto dos Caminhoneiros).

De acordo com esses empresários, o prazo de 20 anos para obtenção da escritura pública previsto nas leis municipais praticamente inviabiliza essas transações, dificultando o início das atividades e a geração de mais empregos.

Eles alegam que as firmas estão adiantadas com a construção dos empreendimentos, no entanto, necessitam ter o terreno em seus nomes para que possam pleitear financiamentos junto a instituições financeiras, utilizando o imóvel como garantia. Por isso, a necessidade de redução do prazo.

Em novembro de 2019 houve audiência pública na Câmara Municipal para tratar o tema. Na ocasião, a maioria dos vereadores presentes sinalizou positivamente para a aprovação de projeto de lei para alterar legislação a fim de beneficiar as cinco empresas.

Presente à audiência, o prefeito comentou que o maior entrave no encaminhamento da proposta é parecer contrário da Procuradoria Jurídica do município para que sejam feitas as mudanças na lei.

Disse que se obtivesse respaldo político de representantes da sociedade e do Legislativo estaria disposto a elaboração de projeto que reduz de 20 para 5 anos o prazo da escritura, fixados pelas leis municipais de 2015 e 2017. O que ocorreu agora.

 

Histórico da lei

 

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Renilson Giraldelli, Bariri conta com quatro leis que definem o prazo para a concessão de escritura pública a empresas que adquiriram terrenos vendidos pelo Executivo.

Em 2015, o governo da então prefeita Deolinda Antunes Marino (PDT) encaminhou projeto para mudar o prazo para 20 anos. A Câmara aprovou a matéria.

Em 2017, na administração de Paulo Henrique Barros de Araujo, o Legislativo alterou o prazo para 10 anos. Em maio de 2019, na gestão de Neto Leoni, a data voltou a ser de cinco anos para concessão do documento.

Como a alienação das áreas dessas cinco empresas ocorreu durante a vigência da lei de 2017, os empreendedores não podem se beneficiar da legislação atual. O presente projeto é para adequar esse enquadramento.

A proposta foi encaminhada às comissões permanentes para emissão de parecer. Deve ser votada nas próximas sessões e vai enfrentar dificuldade extra para ser aprovada. Vereadores da oposição anunciaram uma espécie de boicote à votação de projetos, segundo eles, devido à atuação da gestão municipal na saúde na Santa Casa.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...