Escolas da rede particular de ensino de Bariri aguardam o aval do prefeito Abelardo Martins Simões Filho (MDB) – decreto deve sair nos próximos dias – para colocar em prática o plano de retorno às aulas em 2021, de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas. A data de retorno está marcada para o dia 1º de fevereiro.
O assunto ainda não é unanimidade. Há certa resistência entre mantenedores, pais e até professores, mas em grau bem menor que o registrado nas redes oficiais de ensino. Parece consenso que as escolas privadas têm condições físicas (conversação e manutenção); didáticas (número de alunos por sala) e materiais (equipamentos e aparatos de proteção e sanitários) de garantir segurança ao retorno.
Mesmo assim, é sempre bom ressaltar que os próximos passos desse processo dependem do andamento da pandemia de Covid-19, que nos últimos dias alterna má notícia – aumento do número de casos registrados – com boa notícia – início da campanha de vacinação contra a doença.
O Candeia solicitou que três integrantes da rede particular de Bariri – a Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba); Mini Mundo e Colégio Max e Escola Sesi – comentassem o plano de retorno às aulas das unidades de ensino. A ideia é informar e descrever como os alunos serão recebidos a partir do aval de volta.
As diretoras Lia Maura Belluzzo de Queiroz Foloni (Coeba); Gislaine Macena Camilo (Mini Mundo e Colégio Max) e Ana Paula Mathias da Silva (Sesi Bariri) enviaram relatos dos planos de contingência, as quais reproduzimos na íntegra.
- COEBA
“Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que somente iniciaremos às aulas presenciais no dia 1º de fevereiro se a prefeitura autorizar. Está tudo pronto, mas somente após o decreto iniciaremos as ações.
Segundo a diretora da Educação, uma comissão municipal virá visitar a escola e autorizar o início das aulas, caso aprove o Plano de Contingência que enviamos à prefeitura.
A retomada das aulas, num contexto pandêmico, requer inúmeras medidas visando à segurança de toda comunidade escolar. Além dos protocolos sanitários obrigatórios e recomendados pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, a Coeba, desde o ano passado, está se organizando pedagógica e administrativamente, de maneira democrática e cooperativa.
No início de janeiro, 2, pais de alunos, que são profissionais da saúde, foram convidados para uma reunião de elaboração e aprovação do Plano de Retomada das aulas – 2021: Hora do reencontro, o qual contém três pilares:aAmbiente saudável com respeito às leis, normas e cuidados por parte de todos; garantia de qualidade de aprendizagem com a excelência do sistema Anglo, seja remoto, híbrido ou presencial, e acolhimento e atenção do socioemocional. Na ocasião, foi instituído o comitê Coeba/ Covid-19.
O plano contém os cenários de retomada, estabelecendo as porcentagens dos alunos conforme o plano de flexibilização do governo do Estado de São Paulo, medidas de biossegurança, orientações gerais aos pais e responsáveis, atenção às recomendações do segmento Infantil, Fundamental e Ensino Médio, triagem e monitoramento dos casos suspeitos na escola, comunicação de casos pela família, etc.
As diretorias administrativa e pedagógica, juntamente com o Conselho de Escola, definiram a aquisição de equipamentos tecnológicos para cada sala de aula, possibilitando o ensino híbrido simultâneo.
Como tudo na escola visa ao trabalho pedagógico de excelência, inúmeras reuniões por segmento com professores e funcionários vêm acontecendo durante este período de planejamento, entre elas estão sondagens diagnósticas de aprendizagem e reforço individual com professor o que também será ofertado durante o ano de 2021.
Foram realizadas pesquisas junto aos pais de alunos e profissionais da escola com o objetivo de identificar aqueles que se utilizarão do ensino e do trabalho remoto. A vontade dos pais será respeitada e tudo será planejado para que nenhum aluno tenha perdas pedagógicas.
Retornaremos no dia primeiro de fevereiro, com horários de permanência reduzidos nas salas mais numerosas e aulas remotas, que poderão ser acompanhadas pelos alunos simultaneamente através dos equipamentos tecnológicos adquiridos. Ações de acolhimento, sensibilização e conscientização dos alunos planejadas para a primeira semana de aula, serão retomadas constantemente enquanto durar a pandemia”.
Lia Maura Belluzzo de Queiroz Foloni
Diretora da Coeba
No início de janeiro a Coeba reuniu pais de alunos, que são profissionais da saúde, para elaboração e aprovação do Plano de Retomada das aulas 2021 – Divulgação
- MINI MUNDO E COLÉGIO MAX
“I -PROTOCOLOS DE SAÚDE E PREVENÇÃO:
I – É necessário a capacitação de toda a comunidade educativa, principalmente focando nas rotinas, prevenção e uso correto das EPIs e ainda:
- orientar a equipe para identificação imediata dos sinais e sintomas, bem como, os procedimentos a serem adotados em caso de suspeita e/ou contaminação;
- orientação para o uso correto do aparelho de termômetro infravermelho para aferir a temperatura de toda a comunidade educacional;
II – Esclarecer as regras de distanciamento social no ambiente educacional que incluem:
- inserir marcações respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros;
- não realização de atividades em grupos de alunos;
- revezamento nos horários de entrada, recreação, alimentação e outros deslocamentos dos estudantes e colaboradores;
- instalação de rotas no interior do estabelecimento de ensino;
- controle de temperatura dos alunos e colaboradores;
- nas atividades educacionais priorizar aquelas que dificultem o contágio entre os alunos, por exemplo, em áreas abertas e com a devida distância. Sendo evitadas aquelas de contatos entre os alunos e o empréstimo de materiais educacionais.
III. Adequar o ambiente para higienização de toda comunidade educacional, concedendo atenção para os seguintes aspectos:
- Remodelar os espaços de trabalhos com maior espaçamento entre os colaboradores considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho de cada estabelecimento de ensino;
- Realizar, diariamente uma triagem, na entrada e na saída do ambiente escolar, contendo postos de triagem (portaria; checagem de temperatura; higienização) antes do acesso ao ambiente em que ocorrerá a aula.
- os lavatórios devem ser adaptados com sabonete líquido; suporte de papel toalha, lixeiras com acionamento por pedal;
- tapetes de higienização para limpeza dos calçados na entrada do ambiente educacional;
- os bebedouros devem ser adaptados apenas para uso de garrafas individuais, sem o contato com a boca;
- manter em cada sala de aula o álcool em gel (70%);
- manter o ambiente higienizado e sanitizado (incluindo portas, corrimões, maçanetas, etc.) e todos os seus acessos desinfectados, por meio de rotinas de limpeza;
- efetuar a higienização de toda Instituição de ensino, e salas de aula a cada mudança de alunos/turno;
- higienizar os banheiros, lavatórios e vestiários antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas;
- remover o lixo no mínimo três vezes ao dia;
- manter os ambientes bem ventilados, com janelas e ventiladores;
IV – Criar um bom planejamento para entrada e saída de alunos, sem aglomeração.
IV -PROTOCOLOS PEDAGÓGICOS:
- O uso de máscaras está contraindicado em crianças menores de dois anos, pelo risco de sufocação e em indivíduos que apresentem dificuldade em removê-las, caso necessário. As máscaras devem ser trocadas a cada duas a quatro horas, ou antes, se estiverem sujas, úmidas ou rasgadas;
- As medidas educativas devem ser adaptadas para as diversas faixas de idade (pré-escola, ensino fundamental, médio e superior), em linguagem e comunicação adequadas para cada fase;
- Não permitir a entrada de outras pessoas na escola que não sejam alunos, professores ou funcionários. Caso não seja possível realizar o atendimento online, os pais/responsáveis poderão frequentar a área administrativa da escola com agendamento prévio, respeitando-se as normas sanitárias de distanciamento físico e do uso de máscaras.
Avaliação Diagnóstica e Formativa – A avaliação diagnóstica e formativa dos alunos no retorno às aulas presenciais busca avaliar o que o aluno aprendeu e quais as lacunas de aprendizagem.
Avaliação da Alfabetização – As crianças dos anos iniciais em processo de alfabetização, devem receber uma atenção maior para evitar déficits futuros de aprendizado e garantir o seu desenvolvimento integral.
V -PROTOCOLOS JURÍDICOS
É necessário que os pais/ e ou responsáveis legais assinem o TERMO DE AUTORIZAÇÃO E COMPROMISSO DOS PAIS, relativo ao retorno as aulas. Recomendamos que inclua, no termo anexo, a seu critério os demais acordos com os pais que forem específicos da sua instituição de ensino e que nos repassem para verificamos se está adequado e atende as normas jurídicas para que possamos nos precaver de uma possível ação judicial futura”.
Gislaine Macena Camilo
Diretora Mini Mundo e Colégio Max
Gislaine ressalta que escolas do grupo buscam cumprir protocolos de saúde e prevenção; pedagógicos e jurídicos para o retorno – Divulgação
- CENTRO EDUCACIONAL SESI DE BARIRI
“De acordo com as determinações oficiais, os alunos da Rede SESI-SP, deverão retornar as atividades presenciais, seguindo os decretos do Estado e ou do município, atendendo as condições previstas no decreto nº 65.384 de 17/12/2020.
As aulas e atividades presenciais serão retomadas, gradualmente, de acordo com a fase em que a região se encontra.
Durante esse período, haverá continuidade, de forma concomitante, do ensino não presencial pela plataforma Conexão Digital até que ocorra o retorno presencial da totalidade de estudantes. Portanto, os alunos terão dias alternados em sistema presencial (número reduzido) e continuarão os seus processos de ensino e aprendizagem sob mediação do professor, com a utilização da plataforma digital, numa abordagem de ensino híbrido (modalidade que combina práticas do ensino presencial e não presencial).
As aulas da Rede SESI-SP terão início no dia 25/01/2021, com reuniões pré-agendadas com os pais e a partir do dia 26/01, durante a semana, os alunos retornarão de forma não presencial pela Plataforma Conexão Digital.
Os protocolos de saúde, segurança sanitária e o plano de retorno às aulas presenciais, serão atendidos, caso esse retorno gradativo se dê em 01/02/2021”.
Ana Paula Mathias da Silva
Coordenadora do Sesi de Bariri
Sesi volta com abordagem de ensino híbrido (modalidade que combina práticas do ensino presencial e não presencial). – Divulgação