Composição 1_1

A equipe do Lar Vicentino de Bariri preparou programação especial em comemoração à Semana Nacional do Idoso, de 28 de setembro a 2 de outubro.  Diversas atividades agitaram e alegraram os residentes.

Segundo os vicentinos, as atividades foram realizadas tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, com distanciamento social e em pequenos grupos.

Entre as ações, houve a realização de trabalhos manuais, como a pintura de cartazes com frases e figuras. Os trabalhos foram depois expostos e decoraram as dependências do Lar, marcando o mês especial.

Quarta-feira, 30, idosos e vicentinos participaram de celebração de missa festiva na capela, em homenagem a São Vicente de Paula, padroeiro dos vicentinos.

Á tarde, como forma de estímulo e valorização do idoso, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) entregou a cada residente um kit de “coisas boas”: bolachas, bala, chocolate e refrigerante.

A guloseimas foram consumidas em um piquenique ao ar livre, acompanhadas de café e cafta.

Quinta-feira, 1º, Dia Nacional do Idoso, participaram de um bingo, logo após o café da tarde. Eles adoraram a ideia de ganhar prêmios e brindes doados pela comunidade local.

 

Envelhecimento saudável

 

A equipe do Lar Vicentino destaca que a programação busca a socialização como forma de prevenção do isolamento social. “A ideia é proporcionar envelhecimento saudável, que permita diminuir as cicatrizes inerentes ao processo”.

E finaliza: “agradecemos às pessoas que com sua generosidade fizeram doações à nossa entidade, o que possibilitou a manutenção dos atendimento com qualidade ao idosos. Estendemos o agradecimento aos professores que mensalmente colaboram com festa aos aniversariantes”.

 

Texto: Equipe Técnica do Lar Vicentino

A equipe do Craes entregou a cada residente um kit de “coisas boas”: bolachas, bala, chocolate e refrigerante – Divulgação

À tarde, as guloseimas foram consumidas em um piquenique ao ar livre, acompanhadas de café e cafta – Divulgação

 

Projeto Cartas Amigas

 

Durante os meses de agosto e setembro, a equipe técnica do Lar Vicentino de Bariri realizou o Projeto Cartas Amigas, que estimulou o envio de correspondência através de e-mail, com o lema: “um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho”.

O objetivo foi buscar tirá-los da ociosidade e ansiedade, uma vez que o ritmo de vida dos idosos foi alterado pela pandemia de Covid-19.

O projeto foi fortalecido pela parceria com a Cooperativa Educacional de Bariri (Coeba), que orientou os alunos a escrever e enviar cartas aos idosos.

Os residentes responderam às mensagens, mesmo que através de desenho, criando intercâmbio saudável e experiências Intergeracionais entre idosos e alunos.

Projeto Cartas Amigas, que estimulou o envio de correspondência através de e-mail, com a participação de alunos da Coeba – Divulgação