Mirele Santos comentou a pais e membros da Pastoral da Criança sobre a importância do brincar para os pequenos /Divulgação
A Pastoral da Criança, que realiza atividades em Bariri nos bairros Livramento e Industrial, promoveu na noite de 24 de agosto na antiga Casa da Divina Providência palestra com a pedagoga Mirele Santos.
Formada na Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru, ela tratou da importância do brincar para as crianças. Assistiram à palestra membros da pastoral e moradores dos bairros.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Mirele comentou a respeito dos tipos de brincadeiras indicados para cada idade e que há legislações que garantem o acesso das crianças às atividades esportivas, culturais e de lazer.