Composição 1_1
Composição 1_1

Teve início dia 2, quarta-feira, o prazo para o alistamento no serviço militar 2019 para brasileiros que nasceram em 2001.
O registro pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar de Bariri, localizada em sala do Terminal Rodoviário, das 8h às 17h.
O prazo para alistamento se encerra no último dia útil do mês de junho e é necessário possuir número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade.
Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.
A medida vale para as pessoas do sexo masculino, sejam elas cis ou transgêneros. As mulheres não atuam no serviço militar em tempos de paz.
Após o alistamento, o candidato deve procurar a Junta Militar de Bariri uma vez por mês para carimbar seu alistamento e também para informações como horário de data do Juramento à Bandeira.

Dispensa

Há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar de Bariri para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.
Há ainda a possibilidade de se alistar para fazer um serviço alternativo. Isso é possível quando o candidato tem convicções religiosas ou políticas que o impedem de servir às Forças Armadas. Nessas situações, o líder religioso, político ou filosófico deve redigir uma declaração para justificar o pedido. Junto da declaração, o jovem precisa entregar o requerimento de prestação de serviço alternativo.
Mais informações na Junta Militar ou através do telefone 3662-1968, das 8h às 17h.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri