(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

MP quer garantir atendimento de saúde para Bariri, Boraceia e Itaju

20 mar, 2020

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Em relação à intervenção feita pela prefeitura de Bariri, o MP aponta que até o momento não se vislumbrou um plano concreto para a cessação da requisição administrativa – Arquivo/Candeia

Alcir Zago

 

Diante da grave situação financeira enfrentada pela Santa Casa de Bariri, o Ministério Público (MP) instaurou inquérito civil com o intuito de garantir o atendimento de saúde para os municípios de Bariri, Boraceia e Itaju.

O documento é assinado pelos promotores de Justiça Gabriela Silva Gonçalves Salvador (Bariri) e Luis Henrique Scanferla (Pederneiras). O MP de Pederneiras é co-autor do IC porque Boraceia pertence àquela comarca.

O inquérito leva em consideração a ação de insolvência proposta pela Santa Casa de Bariri, com dívidas que chegam perto de R$ 90 milhões, considerando-se a matriz (Bariri) e as filiais administradas pela então Organização Social Vitale Saúde.

Recentemente houve audiência na 1ª Vara Judicial de Bariri, a qual terminou sem acordo entre as partes – três municípios envolvidos, Santa Casa e governo estadual.

O IC também menciona a ação proposta pelo MP em 2018 para garantir o funcionamento do serviço emergencial em Bariri. Na época, médicos e profissionais da saúde ameaçaram suspender o atendimento por falta de pagamento.

Em relação à intervenção feita pela prefeitura de Bariri no hospital, o MP aponta que até o momento não se vislumbrou um plano concreto para a cessação da requisição administrativa.

Pelo atual cenário, a Promotoria de Justiça vê que há um perigo concreto e iminente de cessação das atividades da Santa Casa, podendo sobrecarregar a região.

Houve encaminhamento de ofício às prefeituras de Bariri, Boraceia e Itaju. O objetivo é que em até 45 dias os municípios apresentem, em conjunto, um plano de reestruturação da saúde pública em Bariri de modo a garantir o atendimento aos moradores das três cidades.

O MP sugere a discussão de instalação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Bariri.

Também comunicou o governo estadual, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, a informar em 15 dias os aportes financeiros para o hospital e medidas que podem ser tomadas para não paralisar os serviços em Bariri.

Outro ofício foi remetido à intervenção da Santa Casa. Em até 30 dias os gestores precisarão apresentar relatório das ações colocadas em prática desde setembro de 2018, quando houve a requisição administrativa do prédio do hospital.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...