Slider

Entre os dias 4 e 10 de janeiro, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) será a Capital Pan-americana do Escotismo. É JamCam, que engloba dois eventos: o 16º Jamboree Scout Interamericano e o 3º Camporee Scout Interamericano.
O evento, que ocorre a cada quatro anos, deve receber 8 mil de escoteiros de 21 países, sendo 6 mil brasileiros.
Grupo de Escoteiros Bariry 183 participa pela primeira vez em sua história do JamCam. Será a segunda maior delegação dentre os 13 Grupos do Distrito 25-Bauru. O grupo é formado por 17 escoteiros, entre jovens de 10 e 15 anos, e adultos.
O clube afirma que só foi possível essa participação, após grupo de pais se unir (há um ano e meio atrás) e criar série de promoções, intitulada “Iniciativa Bariry no JamCam”.
Eles arrecadaram recursos, bem como pagaram 50% dos custos, do próprio bolso, para custear enxoval (camisetas e lenços), inscrição, alimentação e viagem de avião até Foz do Iguaçu.

Evento e programação

O JamCam 2020 é um evento que reflete toda a diversidade e energia do Movimento Escoteiro, representa a oportunidade para que jovens de todo o continente se reúnam e compartilhem sua cultura em um só lugar. O evento de uma semana proporciona aos participantes uma série de atividades.
Além de conhecer uma das 7 maravilhas do mundo moderno – Cataratas de Foz do Iguaçu – os participantes terão a oportunidade de visitar outros pontos turísticos (Parque das Aves e ao Parque Aquático Thermas), belezas naturais, características culturais, explorar a natureza e colocar-se em contato com o povo brasileiro.
Os jovens ainda vão integrar oficinas dentro dos eixos de Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão e Sustentabilidade e Saúde. Essas atividades buscam inserir o jovem como protagonista no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Participe

“Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada. O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil. Venha você também, ser escoteiro em Bariri!”, convida o grupo.

Texto: Lucas Matos, Chefe de Tropa Tikuna no JamCam 2020; Membro do Grupo de Estudos Escoteiros da Região de São Paulo