
O evento contou com a presença de autoridades, gestores da Apae, diretores, equipe técnica e familiares (Fotos Divulgação)

Na noite do dia 21 setembro, quinta-feira, a Diretoria de Ação Social e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bariri (Apae) realizaram evento em comemoração ao Setembro Verde e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
A campanha no mês de setembro surgiu como forma de garantir a inclusão dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
Estiveram presentes o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho e primeira-dama Anaí Lagata Padovani Martins Simões; diretora da Ação Social, Suzane Albranti; presidente da Apae, Aline Maranho Rodrigues Capobianco; diretor de Patrimônio, José Ineas Ultramare; diretora da Apae, Cecília Ultramare; equipe técnica do Creas e Cras; familiares de atendidos dos serviços ofertados (Saúde, Educação e Social) pelos municípios de Bariri, Boracéia e Itaju.
O evento contou com palestra mágica com o tema “Desconstruir barreiras para construir uma sociedade inclusiva”, ministrada por Mauro Dias.
Cordão de girassol
Na abertura do encontro, o prefeito Abelardo fez a entrega simbólica de cordões de girassóis para pessoas com deficiências ocultas.
O uso de cordões com desenhos de girassóis para identificação de pessoas com deficiências ocultas, aquelas que podem não ser percebidas de imediato, foi formalizado nacionalmente pela Lei 14.624, de 2023.
A partir do dia 2 de outubro, as pessoas com deficiência ou seus responsáveis podem procurar a Diretoria de Ação Social, com laudo médico em mãos, para realizar a retirada gratuita do cordão.
Ao final os presentes participaram de coffee break. (Fonte: Assessoria de Comunicação)
























