
Saemba verifica que problema ocorreu na junção entre duas tubulações – Foto: Alcir Zago/Candeia
A adutora que liga o Manancial São Luis à Estação de Tratamento de Água (ETA) apresentou vazamento na manhã de anteontem (23).
O problema ocorreu no mesmo local onde houve manutenção na semana passada, deixando moradores de vários bairros sem água.
Após a retirada de terra do trecho (perto do antigo Posto dos Caminhoneiros), a equipe do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba) verificou que o vazamento ocorria na junção entre cano de amianto e de PVC, serviço feito na semana passada.
O problema foi em decorrência da pressão da água, resultando na movimentação entre as duas tubulações. Por volta das 9h de anteontem (23) a equipe do Saemba ajustou os dois canos, eliminando o vazamento.
Em seguida, foram ligadas as duas bombas do manancial para verificar a pressão no trecho. Como não houve vazamentos, o bombeamento de água foi normalizado, sem necessidade de interrupções na oferta do líquido, como estava previsto pela autarquia.
Como medida preventiva serão instaladas válvulas ventosas em dois pontos onde a tubulação faz curva (uma no cruzamento entre a via marginal às margens da SP-304 e a vicinal que dá acesso ao manancial e outra onde houve a abertura do buraco para conserto do vazamento). Esse dispositivo tem a função de eliminar os bolsões de ar no interior dos canos.
























