(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Bariri: Após impasse em estrada rural, agricultor permite passagem de veículos

6 set, 2023

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

O transporte de produtos agrícolas pela estrada vicinal do Palmital, em Bariri, tem gerado impasse entre proprietários rurais, moradores, empresas e poder público. A Prefeitura de Bariri informou na quarta-feira (6) que proprietário rural permitiu a passagem de veículos pelas suas terras nessa safra.

No sábado (2) o clima esquentou nas imediações do Bar da Forquilha. O assunto foi comentado pelo vereador Airton Luis Pegoraro (MDB) na sessão de segunda-feira, dia 4.
Ele foi chamado pelos agricultores para tentar resolver o problema. Questionou o motivo pelo qual houve proibição para passagem de caminhões pelo local e disse que os agricultores estão arcando com prejuízos por causa do desvio no escoamento de produtos e atraso no corte da cana-de-açúcar.
Pegoraro afirmou que um desvio de 1 quilômetro da Estrada do Palmital até a Estrada da Boa Vista resolveria o problema.
No início da tarde de sábado (2), moradores e pessoas que estavam no final da Rua Sete de Setembro fizeram ameaças para que caminhões carregados com cana-de-açúcar não passassem pelo local.
Na ocasião, o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) disse que não seria autorizada a passagem dos veículos pela vicinal, que acabara de ser pavimentada.
Diante do impasse, a DCBio e outras empresas decidiram suspender o corte e transporte de cana.

Reunião

Na manhã de terça-feira (5) diretores da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) e um grupo de agricultores tiveram um encontro com Abelardo na Câmara de Bariri. Pegoraro também participou da reunião.
Os agricultores reclamaram que desde o início de agosto haviam solicitado empenho do Executivo para o problema do escoamento de produtos no local, mas não tiveram a devida atenção. Outro apontamento são os gastos excessivos com o transporte por causa da necessidade de usarem desvios.
Abelardo comentou que no sábado (2) houve paralisação do serviço no campo para evitar um confronto entre trabalhadores e moradores.
O prefeito se comprometeu com os agricultores que haveria um esforço conjunto para a passagem dos caminhões por dentro de propriedades rurais perto da área urbana. O objetivo é minimizar transtornos para os moradores.
A administração municipal informou ao Candeia na quarta-feira (6) que um agricultor permitiu a passagem de caminhões por sua propriedade na atual safra.
Caso contrário, a vicinal poderia ser utilizada normalmente. O Candeia apurou que o trecho recentemente pavimentado encontra-se parcialmente destruído.
Ainda segundo Abelardo, existem outros trechos rurais que necessitam da autorização de proprietários para a passagem de veículos.
O chefe do Executivo diz que a prioridade é pelo diálogo entre as partes, evitando estudo sobre eventuais pedidos de desapropriação no Judiciário.

Abelardo Simões, Airton Pegoraro, diretores da Assobari e agricultores participaram de reunião na manhã de terça-feira, dia 5, na Câmara Municipal Z Alcir Zago

Da Redação

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...