Composição 1_1
Composição 1_1

Professoras que participaram do curso receberam certificados na segunda-feira, dia 22.

 

Professoras da rede municipal de Bariri concluíram na segunda-feira (22) o curso “Formação em Habilidades Socioemocionais”, ministrado pela psicóloga Luísa Coscia Gasparoti.

A atividade faz parte da pesquisa de Mestrado desenvolvida por Luísa junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Sob orientação da professora e doutora Luciana C. S. Elias e em parceria com a psicóloga Andrea R. Rosin, o curso visou auxiliar as professoras no desenvolvimento de suas próprias habilidades e a atuar na sala de aula desenvolvendo intencionalmente as habilidades socioemocionais no currículo.

O curso teve carga horária de 60 horas, desenvolvido no formato online. Foi realizado de abril a julho deste ano, com participação de 25 professoras da rede pública municipal que atuam em diferentes anos do ensino fundamental.

O conteúdo teórico abordou conceitos fundamentais sobre a promoção de habilidades socioemocionais na escola, como noções de ensino-aprendizagem, o que são habilidades socioemocionais, a relação delas com aprendizagem e relacionamentos saudáveis, e estratégias de avaliação e ensino.

Na parte prática, houve estudos de caso e exercícios que buscavam articular o conteúdo teórico com a realidade da sala de aula das professoras.

Durante o curso, elas avaliaram as necessidades socioemocionais dos estudantes e elaboraram um projeto de ensino de habilidades junto com o conteúdo curricular do 3° bimestre.

Luísa destaca a participação, engajamento e comprometimento das professoras durante todo o curso e, também, reforça o apoio e comprometimento da Diretoria Municipal de Educação em realizar a parceria para a oferta do curso.

 

Depoimentos

 

Para a professora Elaine, uma das participantes, “o que mais me chamou a atenção no curso foi a possibilidade de entender melhor o que está acontecendo ao nosso redor e qual a melhor maneira de lidar com os problemas socioemocionais. Conhecer para poder intervir de forma assertiva”.

A professora Ana Paula destacou que “enquanto docente sempre busquei entender e valorizar as habilidades socioemocionais dos meus alunos, pois, acredito que engrandece e facilita o processo de ensino e aprendizagem, mas, com o curso, a mediação da Luísa durante nossas partilhas, consegui perceber que também precisamos reconhecer nossas habilidades socioemocionais para buscar um equilíbrio nessa jornada educacional que mesmo sendo desafiadora, também nos dá a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas”. (Crédito: Giovani Bollini Píccolo)