Composição 1_1
Composição 1_1

Professores do último ano da Educação Infantil, coordenadora da Emei 1 e professores auxiliares com o certificado (Fotos Divulgação)

Flashes dos professores aplicando atividades aos alunos, durante a capacitação

Educadores da rede municipal de Bariri concluíram o curso “Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, ministrado professora Edilene Pappotti Batistão, também integrante da rede.
O conteúdo resultou de extensão internacional realizada por Edilene na cidade do Porto, em Portugal, no final de 2022, na Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto.
Ao ministrar o curso em Bariri, Edilene atuou como multiplicadora de abordagens inovadoras, que integram os avanços científicos da neurociência à metodologia de ensino da alfabetização.
O curso durou de março a novembro deste ano, com carga horária de 120 horas. O conteúdo teórico trouxe noções fundamentais sobre alfabetização; literacia emergente; aprendizagem da leitura e escrita; e dificuldades e perturbações na aprendizagem de leitura e escrita.
Na parte prática, houve ações e atividades dentro dos temas construindo alicerces para a leitura e promoção de competências pré-leitoras.
A solenidade de entrega dos certificados ocorreu terça-feira (27). As formandas foram unânimes em ressaltar a importância da formação para a qualidade ensino na rede municipal.
Segundo elas, os conhecimentos adquiridos são essenciais para uma abordagem mais eficaz e atualizada no ensino, uma vez que beneficiariam educadores e, consequentemente, os alunos.
Ainda de acordo com o grupo, o curso não apenas ampliou os conhecimentos sobre a alfabetização, mas também os inspirou a ser agentes de mudanças na educação.
Edilene e as educadoras destacam o apoio e comprometimento do Setor de Educação em trazer o curso. Segundo elas, o empenho da equipe comandada por diretora de Educação, Stefani Edwiges Borges foi fundamental para oferecer uma formação de qualidade.