(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Editorial: Mais uma Processante

21 fev, 2025

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

A Câmara Municipal de Bariri tem se tornado um local de constantes embates, que muitas vezes culminam na abertura de Comissão Processante (CP) na tentativa de cassar o mandato do prefeito ou de vereador.
Nem bem começou 2025 e já foi protocolado pedido para que o vereador Gilson de Souza Carvalho (PSB) perca sua cadeira.
Em 2023, o então prefeito Abelardo Maurício Martins Simões foi alvo de duas CPs.
Em março houve um pedido de cassação do mandato do prefeito, feito pelo jornalista José Iraldo Androciolli Júnior (Vavá), hoje diretor municipal de Infraestrutura. Na ocasião, o Legislativo rejeitou a instalação da Comissão Processante, com empate na votação por quatro a quatro.
Seis meses depois, Gilson, na condição de cidadão, protocolou pedido no Legislativo, citando eventuais fraudes no contrato firmado pela Prefeitura de Bariri com a empresa Latina Ambiental. A CP resultou na cassação do mandato de Abelardo.
No ano passado mais uma Processante, desta vez de iniciativa de Mauricio Rodrigues contra Ricardo Prearo (PSD).
O pedido era de cassação do mandado do vereador por causa de supostas agressões praticadas por ele contra Maurício numa lanchonete da cidade. Por cinco votos contra quatro, a Câmara de Bariri não aceitou a denúncia.
Agora, Gilson volta aos holofotes, desta vez na condição de denunciado. Carlos Roberto Furcin ingressou com o pedido devido à suposta prática de disseminação de informações falsas a respeito da morte de bebê na Santa Casa de Bariri, o que poderia configurar quebra de decoro. Denunciante e denunciado tiveram embates no passado por causa do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Bariri.
Na votação da abertura de CP contra Prearo, no ano passado, Gilson foi chamado a votar, como suplente. Agora, as posições se inverteram.
Na posição de “pedra” em duas Processantes, uma em 2023 e outra em 2024, agora Gilson está como “vidraça”. No meio político, é tido como polêmico e, além disso, conseguiu inimigos por conta das duas Processantes anteriores das quais participou.
Mesmo quem torça pela cassação de seu mandato, é preciso que haja a boa condução da Processante, caso seja aberta, com amplo direito de defesa.
As matérias veiculadas pelo Candeia estão sendo acompanhadas por grande parte da população, o que mostra preocupação com o assunto.
Que esse constante clima de beligerância na Milionária do Vale seja reavaliado e não continue a resultar em retrocessos políticos, mais do que o município tem vivido há pelo menos uma década e meia.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...