Composição 1_1
Composição 1_1

De um total de 645 municípios paulistas, Bariri ocupa a posição 204 em população ocupada e posição 178 em PIB per capita (Divulgação)

O Candeia realizou levantamento com dados de trabalho e renda e do Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Bariri e mais 10 municípios da região. As informações estão no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são relacionadas a 2021, último ano disponível para consulta.
Na sessão da Câmara de Bariri de 3 de junho, a questão do desenvolvimento econômico foi objeto de comentários por alguns vereadores. Em geral, houve críticas à falta de políticas públicas para o setor.
Em 2021, segundo o IBGE, havia em Bariri 9.425 pessoas ocupadas. Percentualmente, a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 26,29% (confira no quadro).
Apenas dois municípios da região estavam com menor percentual de pessoas ocupadas: Itaju; e Dois Córregos.
Na comparação com os outros municípios do estado, Bariri ocupava a posição 204 de 645 cidades de São Paulo.
Quanto ao PIB per capita, o de Bariri era de R$ 45.290,86 em 2021, o quinto melhor da região. Na comparação com o Estado, o PIB per capita da Milionária do Vale ficava na posição 178 de 645 entre os municípios paulistas.
Se o PIB representa o resultado final da atividade econômica num determinado território, o PIB per capita traduz o contributo de cada habitante para esse total.
É calculado dividindo o PIB pelo número de habitantes desse território e tem como objetivo fornecer uma indicação do quanto, em média, cada indivíduo contribui para a produção econômica dessa região.