Composição 1_1
Composição 1_1

Lançamento da cartilha ocorreu na noite de quarta-feira, dia 22, na Câmara Municipal com bom público.

 

A Associação Cultural Quilombo de Bariri e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra realizaram na noite de quarta-feira (22), na Câmara Municipal, o lançamento da Cartilha de Letramento Racial.

Como órgão gestor, a associação organizou o evento e apresentou a cartilha. A íntegra do documento está disponível em PDF através da página eletrônica: www.quilombodebariri.com.br.

Conforme a cartilha, “o letramento racial é uma prática educativa e crítica que busca promover a conscientização sobre o racismo estrutural, cultural e interpessoal, além de fomentar a valorização das histórias e identidades das populações racializadas. Ele envolve um processo de aprendizado contínuo que engloba a desconstrução de preconceitos, o reconhecimento das dinâmicas de poder que sustentam a discriminação racial e a promoção de ações antirracistas”.

Estiveram presentes a deputada estadual Thainara Farias (PT), os vereadores Laudenir Leonel (PL), Daniel de Madureira (PP), Roni Romão (PL) e Aline Prearo (Republicanos) e os diretores de serviço da prefeitura Ícaro Polonio Bernardinho (Esportes), Luciana Aparecida Lucínio (Assistência Social) e Cinira Moreira Giaconi Mazotti (Educação e Cultura).

Também compareceram membros do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN): Gil Clarindo, presidente estadual, Antônio Barros, da Secretaria de Justiça e Cidadania, Clarina Genaro, presidente em Bariri, e Deborah Nunes, presidente em Jaú.

O evento registrou a presença, ainda, de membros da Apae, Arrudão, LAV, Espaço Amigo, Casa da Mulher, Promotoras Legais Populares e munícipes.

Na oportunidade, tomou posse a nova diretoria da Associação Cultural Quilombo de Bariri, que tem como presidente Edcarlos Pereira dos Santos.

O próximo passo será o curso de formação a ser desenvolvido pela Associação Quilombo, podendo ser realizado em vários formatos: virtual, presencial, EAD, imersão, intensivo, comunidade.

A proposta é levar o curso para toda sociedade, empresas, departamentos públicos, associações, organizações e grupos. O curso terá seis módulos e 12 aulas; a impressão da cartilha para alguns públicos dependerá dos recursos financeiros.