As constantes crises políticas e econômicas abrem cada vez mais espaço para o crescimento da descrença e desconfiança nas instituições do país.
Nesse panorama brasileiro, destaca-se a carência de políticas públicas efetivas para contemplar as graves questões sociais do país, como o desemprego, desigualdade social, saúde, moradia, educação, violência e exclusão social.
Para combater esses inúmeros desafios, a Igreja no Brasil, através da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai refletir, na Campanha da Fraternidade de 2019 (CF 2019), o tema das Políticas Públicas. O lema da CF 2019 é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, Isaías (1,27)
Segundo o secretário executivo das Campanhas da Fraternidade, padre Luís Fernando da Silva, quando se fala de política, se fala de participação das pessoas no processo de gestão e controle social. “Todos os cristãos têm a missão e são chamados a participar do processo das políticas públicas. Este é o grande convite e contribuição da CF 2019”.
A atual situação do país exige então, o correto discernimento e responsabilidade dos cidadãos, e também das instituições e organizações responsáveis pela justiça e construção do bem comum.
Dentro da temática da CF 2019, o lema também ajuda os católicos a compreender sua missão, diante de uma realidade de desânimo e ausência de esperança.
Padre Antonio Aparecido Alves, membro da equipe de trabalho que elaborou o Texto-Base da CF 2019, explica a proposta do lema da campanha: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, extraído do livro de Isaías (1,27), que convida a praticar a justiça e o direito.
“Os profetas chamavam a atenção dos líderes exatamente porque deixavam perecer as ovelhas, não cuidavam dos animais feridos, descuidava da ovelha mãe, etc. A nossa fé nos impulsiona a ter o cuidado com as ovelhas feridas, machucadas e abandonadas”, disse.
Somente pelo compromisso com a política e pela efetivação de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, que a cidadania e o bem comum sairão fortalecidos e serão sinais de esperança de um futuro mais digno para todos.
Fonte: Arquidiocese de Sorocaba
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2019
Para escolher o cartaz da Cartaz da Campanha da Fraternidade 2019 foi feito um concurso pela CNBB.
O cartaz vencedor foi do Padre Erivaldo Dantas. “O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”.
Ainda de acordo com o Padre Everaldo, o cartaz pretende expressar diversas questões relacionadas à educação, saúde, meio-ambiente e desenvolvimento.
























