(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

BARIRI: Legislativo aprova projeto que cria o programa Interagir

11 dez, 2023

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Edcarlos acredita que ao criar o Centro de Referências, o Interagir traz atendimento com dignidade e rapidez para a pessoa com deficiência (Alcir Zago/Candeia)

Na última sessão de Câmara, realizada dia 5, os vereadores aprovaram projeto de lei do vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB), que institui o programa Interagir, que cria protocolos e fluxo de atendimento à pessoa com deficiência e/ou transtornos escolares. Matéria foi aprovada por unanimidade de votos.
Segundo o autor, o documento resulta de quatro meses de reuniões e discussões, que envolveram representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e da Pessoa com Deficiência; Diretorias de Educação e Saúde, além de profissionais envolvidos no processo.
O programa propõe uma conexão entre os serviços municipais já existentes, através da criação de Centro de Referências, que passa a gerenciar e supervisionar as ações de orientação, atendimento, encaminhamento e interlocuções das pessoas com deficiência e transtornos (TDHA; TDA; TEA; TOD).
O texto pressupõe a existência de equipe técnica formada por psicólogo, terapeuta ocupacional; fisioterapeuta, fonoaudiólogo; assistente social e professor de educação física. Ela será encarregada de elaborar Plano de Desenvolvimento Individualizado Funcional (PDIF) para a pessoa com deficiência/transtornos escolares.
O Centro de Referências deve contar com comissão intersetorial, denominada comissão de monitoramento e avaliação (CMA) e servidores públicos. Entre suas atribuições está a de monitorar as atividades do Interagir; avaliar as ações das equipes envolvidas e os recursos humanos e financeiros; monitorar a execução do PDIF; e manter contato com as diretorias envolvidas no programa.
Para o vereador Edcarlos, o Interagir é importante porque permite o atendimento com dignidade à pessoa com deficiência, uma vez que o Centro de Referências deve abreviar o tempo de espera para diagnósticos, encaminhamentos e terapias. “A ideia é fazer a rede funcionar de maneira conectada e sincronizada e assim facilitar e dinamizar o acesso aos cuidados da pessoa com deficiência”.

Sanção

Edcarlos afirmou que a Procuradoria Jurídica da Câmara fez ajustes no projeto, para que a proposta estive dento dos princípios da legalidade.
Havia dúvida se a matéria não percutia em vício de iniciativa, uma vez que o programa Interagir trata de política de atendimento no setor público e prevê despesas para a sua implantação, o que seriam atribuições que competem ao Executivo.
Questionado pelo Candeia, o procurador jurídico do Município, Danilo Alfredo Neves, afirmou que após análise do projeto, deu parecer recomendando que o chefe do Executivo sancione a lei, sem vetos.
Para ele, não há invasão de atribuições do Executivo. Disse que o projeto autoriza o município a adotar o projeto Interagir e que tem 60 dias para regulamentar as normas e propor modificações, se considerar necessário.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...