Composição 1_1

Nos meses de maio e junho deste ano a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bariri realizou trabalho de conscientização política com alunos e usuários da entidade. O trabalho fez parte do programa autodefensoria e autogestão.

Como atividade prática, a equipe da Apae solicitou que os alunos escrevessem carta a um vereador da cidade com crítica, elogio ou pedido de melhoria para a cidade ou comunidade.

Como complemento a essa atividade foi realizada uma pesquisa com perguntas pertinentes sobre política para que os atendidos levassem como tarefa de casa para os pais ou responsáveis responderem.

De acordo com a assistência social Adriana Inês Granai, surpreenderam o interesse e o conhecimento com relação à política dos alunos e usuários.

As cartas foram escritas por eles com ajuda das professoras e educadoras. A maioria fez pedido de melhoria na área da saúde, educação, acessibilidade e lazer.

Na sessão de 6 de agosto vereadores comentaram a respeito das cartas recebidas. Algumas das sugestões se transformaram em indicações, como realização de atividades com moradores de rua que ficam no centro da cidade, operação tapa-buracos, reparos em calçadas para maior acessibilidade e reforma de brinquedos e aparelhos existentes em espaços públicos.

Semana nacional

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a edição deste ano vem para reafirmar no contexto desse movimento a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos.

Na sexta-feira, dia 24, às 13h30, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bariri realizará na entidade partilha de experiências com as políticas públicas.