Composição 1_1
Composição 1_1

Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima: plano de ação de emergência será realizado nos dias 2 e 3 de julho.

 

A AES Brasil e a Defesa Civil de Bariri realizarão na terça-feira (2) e na quarta-feira (3) simulados de evacuação da Usina Hidrelétrica Álvaro de Souza Lima, entre Bariri e Boraceia.

A medida segue as diretrizes da Lei Federal 12.334/2010, que determina que as empresas de geração de energia devem elaborar, implementar e operacionalizar os chamados Planos de Ação de Emergência (PAEs) de seus ativos hidrelétricos, conforme estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

“Vamos estabelecer uma rotina preventiva de segurança para que todos saibam como agir em uma grande situação emergência. Importante reforçar, contudo, que todas as barragens da AES Brasil estão seguras e são consideradas de baixo risco, segundo classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”, diz Wagner Pernias Lopes, Gerente de Gestão de Reservatórios da AES Brasil.

Os treinamentos serão aplicados pela equipe de Segurança de Barragens e Operação da companhia, formada por profissionais altamente qualificados e que diariamente atuam no monitoramento, manutenção e inspeções das usinas com o auxílio de equipamentos e tecnologias avançadas voltadas para prevenção e predição de possíveis ocorrências.

Ao todo, a AES Brasil desenvolveu PAEs para 9 Usinas Hidrelétricas (UHEs) e 1 Pequena Central Hidrelétrica (PCH) – todos os ativos estão localizados no Estado de São Paulo.

São eles: Pequena Central Hidrelétrica Mogi Guaçu; Usina Hidrelétrica Água Vermelha; Usina Hidrelétrica Barra Bonita; Usina Hidrelétrica Bariri; Usina Hidrelétrica Caconde; Usina Hidrelétrica Euclides da Cunha; Usina Hidrelétrica Ibitinga; Usina Hidrelétrica Limoeiro; Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava; e Usina Hidrelétrica Promissão.