
Myrella Soares da Silva diz que demandas mais urgentes são falta de medicamentos e médicos especialistas (Fotos Alcir Zago/Candeia)

Priscila Domingos irá assumir vaga de Myrella na Câmara Municipal
Na sessão de Câmara de segunda-feira (20) a vereadora Myrella Soares da Silva (União Brasil) fez uso da Palavra Livre já na condição de ter sido escolhida pelo prefeito Airton Luis Pegoraro (Avante) para comandar a Diretoria Municipal de Saúde no lugar de José Antonio Felício Rufato.
Eles trabalham juntos numa espécie de transição na pasta e no dia 3 de novembro, conforme portaria já publicada, Myrella assume efetivamente a diretoria.
Em seu discurso, a ainda vereadora ressaltou que não está se aventurando em ter aceitado o convite do prefeito. Isso porque iniciou sua trajetória em 2003 como agente comunitária de saúde. Depois atuou como chefe do Soma 1, na parte de agendamento, da odontologia e por um curto período da Vigilância Epidemiológica.
Também trabalhou como agente administrativo no Soma 2 e na central da vacina contra a Covid-19. Atualmente, Myrella vem trabalhando no Soma 1, onde fica a Diretoria de Saúde. Além da experiência profissional, ela destacou que possui pós-graduação em gestão pública e em gestão de saúde pública.
Na Palavra Livre, disse que espera contar com os servidores da pasta e com a retaguarda do prefeito nas demandas do setor. Agradeceu ao apoio de sempre dos vereadores Francisco Leandro Gonzalez (Avante) e Rubens Pereira dos Santos (PSD).
Myrella falou também que estava deixando a função de vereadora por não poder dizer “não” ao prefeito nesse momento em que a Saúde precisa de uma melhor gestão. Adiantou que sua cadeira será ocupada pela suplente Priscila Domingos, 45 anos, que fez 107 votos nas eleições de outubro de 2024. As primeiras duas suplentes (Ivani de Carvalho e Luciana Lucínio) ocupam cargos no primeiro escalão no governo municipal.
Muito trabalho
Ao Candeia, Myrella diz que sua expectativa e ciência é de que haverá muito trabalho pela frente, visto que a pasta da saúde vem enfrentando diversos tipos de desafios, que por envolverem o bem-estar das pessoas são de extremada urgência e merecem a atenção necessária.
Dentre elas, ela cita a falta de medicamento e ausência de alguns profissionais de especialidade na rede.
“É uma lacuna plausível de reclamações obviamente, porém, que estarei me empenhando para sanar não somente neste momento, mas que também consigamos organizar estratégias para que o mesmo quadro não venha se repetir futuramente”, afirma.
Ela espera contar com os recursos advindos das emendas trazidas tanto pelo poder legislativo quanto pelo executivo, muita dedicação, trabalho e planejamento.
“Além dos poderes constituídos, vou precisar também do empenho de todos os servidores da Saúde, visto que temos excelentes profissionais e eles podem contar com o meu apoio naquilo que for possível, venho pra somar, ouvir e resolver e também vou precisar da população para serem meus olhos e ouvidos diante os equipamentos e serviços da Saúde para que eu possa entender fielmente se as políticas públicas estão chegando até eles de forma adequada”, finaliza.
Myrella nasceu em Jandaia do Sul-PR. É a sétima filha do casal Ari Inácio da Silva e Geralda Soares da Silva, tem como irmãos Alvina, Floriza, Nestor, Mirtes (in memorian) Maria de Fátima e o atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, padre Lázaro Tadeu da Silva.
























