
LAV – Lar, Amor e Vida vai ser homenageada com o Prêmio Zumbi por indicação do Conselho da Comunidade Negra e através do projeto da mesa diretora (Alcir Zago/Candeia)
A LAV – Lar, Amor e Vida vai receber o Prêmio Zumbi dos Palmares da Câmara de Bariri. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão de Câmara realizada segunda-feira (6).
O Prêmio Zumbi dos Palmares em Bariri é uma honraria concedida anualmente pelo Legislativo a pessoas e entidades que se destacam na luta contra o racismo e pela promoção da cultura afro-brasileira.
A indicação do nome para a homenagem é de responsabilidade do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri (CMPDCNB) e reverenciada pela Câmara.
Esse ano, o nome indicado foi o da LAV e coube à mesa diretora, formada pelos vereadores Ricardo Prearo (PSD), Aline Mazo Prearo (Republicanos); e Daniel Oliveira Rodrigues (PP), assinar a autoria do projeto de decreto legislativo.
A entidade foi fundada em setembro de 1995 e nasceu da articulação entre a Pastoral Familiar e o Poder Judiciário, com o propósito de acolher, cuidar e garantir dignidade às populações em situação de vulnerabilidade.
A partir de 2022, a entidade passou a adotar o compromisso antirracista como princípio institucional e a integrar de forma transversal ações de enfrentamento ao racismo. Entre as ações está a de promover a educação para a equidade racial.
Segundo seus dirigentes, as ações da educação antirracista adotada pela LAV têm como foco fortalecer a autoestima das crianças negras e promover uma identidade positiva e plural.
Para tanto, a LAV atua na valorização da cultura preta e urbana, promovendo projetos que destacam a história, os saberes e os protagonistas negros.
























