
Daniel de Oliveira foi autor de requerimento convocando o diretor de Saúde a dar esclarecimentos aos vereadores (Alcir Zago/Candeia)
A sessão da Câmara de segunda-feira (6) foi marcada por uma série de críticas à gestão da Saúde municipal durante a Palavra Livre.
Também, por unanimidade, foi aprovado requerimento de iniciativa do vereador Daniel de Oliveira Rodrigues (PP), convocando o titular da pasta, José Antonio Felício Rufato, para que compareça à próxima sessão ordinária, marcada para 20 de outubro, e preste esclarecimentos.
No documento, o vereador cita falta de medicamentos, carência de médicos especialistas, demandas e reclamações da população sobre o atendimento, entre outras questões.
Na Palavra Livre, o vereador Francisco Leandro Gonzalez (Avante) disse que a troca constante de diretores e a vinda de pessoas de fora culminaram na falta de planejamento e, consequentemente, de resultados.
Criticou que a administração municipal costuma responder que a resolução das demandas está sendo atacada, mas sem a informação de prazos efetivos. Gonzalez citou, inclusive, requerimento de sua autoria em que o governo admite a falta de medicamentos e de alguns tipos de exame.
Finalizou que está no terceiro mandato como vereador e, para ele, 2025 é o pior ano da saúde em Bariri.
Aline Mazo Prearo (Republicanos) destacou que as maiores reclamações são relacionadas à falta de medicamentos e exames e desconhecimento do diretor com questões básicas, como as próprias unidades de saúde.
Antigo Testamento
Em seguida, Myrella Soares da Silva (União Brasil) comentou que foi uma das pessoas a dar sustentação à candidatura de Airton Pegoraro (Avante) e Paulo Kezo (PSB) na disputa para a eleição majoritária. Nesse aspecto, pontuou que o grupo é co-responsável pelos problemas enfrentados na Saúde.
Disse que ainda está com paciência para uma série de questões do governo e que não queiram ver a Myrella do Antigo Testamento – conforme a Bíblia, o Deus do Antigo Testamento, em alguns aspectos, é mais zangado e menos misericordioso.
A sinalização é que, se não houver melhora na pasta, pode se tornar mais um membro da oposição no Legislativo.
“A população está certa em reclamar e se manifestar”, disse. “Queremos soluções rápidas e objetivas para a população”, completando que há uma série de exames e procedimentos de competência do governo estadual, mas com pouca oferta de vagas para Bariri.
O vereador Daniel fez uma analogia da situação do município com o futebol. Falou que o treinador que assume o comando de determinada equipe sabe a situação que irá enfrentar. Leu cartas de três mães que reclamam a falta de insumos básicos, com comprometimento da saúde dos filhos.
O último a se manifestar na Palavra Livre foi Laudenir Leonel de Souza (PL). Para ele, o copo da saúde está transbordando e que as cobranças junto ao prefeito e ao diretor são feitas constantemente pelos vereadores, mas ainda com resultados não esperados.
























