Composição 1_1
Composição 1_1

Francisco Leoni Neto

“Estamos resgatando o progresso para nossa cidade, voltando a ter credibilidade perante a região, preparando e realizando ajustes necessários para o futuro”

Bariri comemora amanhã, dia 16, 129 anos de emancipação político-administrativa. Como é tradição do Candeia, o entrevistado da semana nessa data é o prefeito da cidade. Nesta edição, Francisco Leoni Neto (PSDB) fala de obtenção de recursos junto aos governos estadual e federal, o desafio na geração de emprego e o controle de gastos para não ultrapassar os limites legais com a folha de pagamento e o relacionamento com a Câmara. Perguntado como vê Bariri hoje, Neto Leoni afirma que o período é de renascimento, após época de turbulência administrativa e estagnação. Advogado, o tucano ocupa o cargo de prefeito pela terceira vez. Neto Leoni administrou o município de 2001 a 2004 e foi reeleito para o período entre 2005 e 2008. Após a realização de eleições suplementares no início de junho do ano passado, ele assumiu a prefeitura novamente no começo de julho, há praticamente um ano.

Candeia – Como o senhor vê Bariri hoje, cidade que completa 129 anos de emancipação político-administrativa?
Neto Leoni – Hoje meu olhar para Bariri é de renascimento, depois de tantos percalços que a cidade enfrentou, época de turbulência administrativa e estagnação, de desalento da nossa população. Com muito esforço, trabalho incansável e cooperação da nossa equipe, estamos resgatando o progresso para nossa cidade, voltando a ter credibilidade perante a região, preparando e realizando ajustes necessários para o futuro, com o único intuito de trazer bem-estar, conforto e dignidade para a nossa população.

Candeia – Uma das grandes reivindicações dos moradores é com a questão do emprego. Como enfrentar esse desafio? Que balanço o senhor faz do Programa Pró-Emprego, lançado pela prefeitura recentemente?
Neto Leoni – O desemprego é infelizmente uma questão nacional e atingiu a todos os municípios de forma grave, não sendo uma exclusividade de Bariri. Estamos empreendendo todos os esforços necessários e possíveis para criar um ambiente seguro e atraente, para que novas empresas sintam segurança em investir no nosso município, e as que aqui estão instaladas reforcem o investimento realizado. Um exemplo das medidas que estamos tomando foi a criação do Pró-Emprego, que tem a finalidade de capacitar os interessados no mercado de trabalho, inserindo-os de acordo com as necessidades das empresas locais.

Candeia – Os dados do primeiro quadrimestre deste ano mostram que a prefeitura gastou mais de 50% do orçamento com o pagamento de pessoal. Sabendo que o limite prudencial é de 51,30% e o limite máximo de gasto é de 54%, que medidas o senhor pretende tomar para evitar que a prefeitura atinja os patamares definidos pela legislação?
Neto Leoni – Ao assumirmos, essa já era a realidade. Cabe ressaltar que os servidores comissionados representam apenas 5% de todo o efetivo municipal. Temos a preocupação de trabalhar com uma equipe enxuta e estritamente necessária. As medidas já estão sendo providenciadas para o controle do limite máximo, como exemplo a redução das horas-extras.

Candeia – O projeto enviado ao Legislativo sobre a regulamentação de cargos tem algum efeito prático para reduzir despesas?
Neto Leoni – O referido projeto foi enviado para reajustar as necessidades apontadas pelas ações judiciais existentes e para cumprir acordo firmado com o Ministério Público local por nossa administração, projeto esse que versa sobre especificações dos cargos vigentes.

Candeia – Uma forma de obter recursos adicionais é ter projetos aprovados junto aos governos estadual e federal. Que recursos foram obtidos até o momento e para quais setores?
Neto Leoni – Devido à nossa boa relação com os deputados e também com o governo estadual e federal, já tivemos grandes avanços na obtenção de recursos para o nosso município. Como já anunciado, estamos aguardando a liberação de aproximadamente R$ 2 milhões destinados à infraestrutura do município provenientes de emendas de deputados, bem como o projeto de calçamento e paisagismo no canteiro central da Via Expressa Sul, autorizado pelo governo estadual. Com muito empenho vamos cada vez mais em busca de recursos e melhorias para o nosso município.

Candeia – Temos informações de que o senhor obteve sinal verde do governo estadual para dois projetos na cidade? Poderia detalhá-los?
Neto Leoni – Um dos projetos que recebeu sinal verde do governo estadual foi o que já citei, o da Via Expressa Sul, e o outro estamos em estudo. O que posso adiantar é que agora no dia 19 de junho vamos ser contemplados com aproximadamente R$ 600 mil do governo estadual, mais uma valiosa conquista para o nosso município.

Candeia – Alguns projetos enviados pelo Executivo à Câmara têm votação apertada, com necessidade do Voto de Minerva pelo presidente do Legislativo. Como o senhor analisa essa questão? Entende que há falta de informações e esclarecimentos pela administração municipal aos vereadores?
Neto Leoni – Vale frisar que todos os nossos projetos enviados para a casa de leis têm o único objetivo de melhorar a vida da nossa população, de realizar o bem, promovendo o desenvolvimento e progresso da nossa cidade. Não há de forma alguma falta de informações e esclarecimentos pela administração sobre os projetos, é que infelizmente existe uma oposição sistemática, que na maioria das vezes vota em bloco, apenas pensando em interesses políticos e não no interesse da população em geral.

Candeia – Representação feita pela bancada da situação sobre a morte de bebê no trajeto entre Bariri e Jaú levou o Ministério Público a instaurar inquérito cível para apurar o caso. A Promotoria de Justiça está requisitando informações também da prefeitura sobre questões mais amplas envolvendo a saúde. Qual sua análise sobre o caso?
Neto Leoni – A administração está de pleno acordo com a atitude da bancada da situação e já prestou as informações solicitadas pelo Ministério Público local sobre o caso. Queremos mais do que ninguém que tais fatos sejam apurados, nos colocando à inteira disposição para colaborar com o necessário.

Candeia – As próximas eleições municipais ocorrem daqui a pouco mais de um ano. O senhor pensa em se candidatar à reeleição?
Neto Leoni – No momento estamos focados integralmente no trabalho, buscando cada dia mais o desenvolvimento e o progresso, lutando pra o bem-estar da nossa população e nossa cidade.