Composição 1_1
Composição 1_1

“Beber pelo menos dois litros de água por dia é uma das principais atitudes para prevenir a litíase renal”

Guilherme Palhares Aversa Santos

O período de forte calor pode afetar a saúde dos rins. É que, com as altas temperaturas, o corpo transpira mais, exigindo uma hidratação mais intensa. E a falta de água no organismo pode contribuir para a formação dos cálculos renais. O nefrologista Guilherme Palhares Aversa Santos, do Sistema Hapvida, orienta a cuidar da saúde dos rins. Médico formado pela Unesp, com residência médica em nefrologia e mestrado em fisiopatologia em clínica médica pela mesma faculdade, ele fala sobre o assunto nesta edição. Confira:

Candeia – Beber pouca água pode contribuir com a formação de cálculos renais?
Guilherme Santos – A litíase renal, conhecida como “pedra nos rins”, é uma doença influenciada pelo estilo de vida das pessoas. Existem vários fatores de risco para a formação do cálculo renal, sendo os mais importantes: baixo consumo de água, alimentação rica em sal, elevado consumo de alimentos industrializados e história familiar de litíase renal.

Candeia – O principal sintoma de que a pessoa tem pedras nos rins é dor intensa nas costas e ao urinar?
Guilherme Santos – A cólica renal, que é dor gerada pela movimentação do cálculo renal, ocorre mais comumente nos homens do que nas mulheres. Os sintomas mais típicos são dor nas costas, dor ao urinar e aumento da frequência das micções. Pode ter como sinais urina escurecida ou mesmo sangramento na urina.

Candeia – Como saber se realmente é cólica renal?
Guilherme Santos – Os exames que auxiliam no diagnóstico da litíase renal são a rotina de urina e o ultrassom dos rins e das vias urinárias. Geralmente é encontrado sangue na urina e cálculo renal no ultrassom. É importante ressaltar que, algumas vezes, pelo tamanho pequeno do cálculo, ou por interposição de órgãos abdominais sobre os rins, não é possível visualizar o cálculo renal. Nesses casos, pode ser feita a tomografia computadorizada de abdome, que é o melhor exame para fazer o diagnóstico de litíase renal.

Candeia – Como tratar a cólica renal?
Guilherme Santos – Na presença de sintomas de cólica renal, é indicado procurar atendimento médico. Inicialmente são tratados os sintomas. Nos casos de sintomas leves, analgésicos comuns como dipirona e paracetamol podem ser utilizados por via oral. Durante as crises de cólica renal, é importante manter uma boa ingestão de água para que ocorra uma diurese adequada, de modo a auxiliar na eliminação do cálculo renal. Beber pelo menos dois litros de água por dia é uma das principais atitudes para prevenir a litíase renal. Nos casos de dor de forte intensidade, são utilizados analgésicos endovenosos e até medicamentos opioides para o controle da dor. Após o diagnóstico da litíase renal e da localização do cálculo renal, medicamentos podem ser utilizados para tentar auxiliar em sua eliminação. Algumas vezes, quando o cálculo não consegue ser eliminado, é necessária sua retirada por via cirúrgica.

Candeia – Como prevenir desenvolver cálculo renal?
Guilherme Santos – As pessoas que trabalham expostas ao calor, como trabalhadores ao ar livre e da construção civil, devem ter atenção para manter um consumo satisfatório de água. Alimentação com várias fontes de frutas e hortaliças, menor consumo de alimentos industrializados e atividade física regular também são medidas que auxiliam na prevenção da formação de cálculo renal. Uma vez feito o diagnóstico de cólica renal, existe a chance de recorrência das dores, além da formação de novos cálculos renais. Por isso é importante procurar atendimento médico, para investigar a causa da formação dos cálculos e avaliar possíveis tratamentos.