(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Editorial: O voto e suas consequências

2 out, 2026

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

“Fica um convite à reflexão: reserve algum tempo para pesquisar, conferir as informações e conhecer os candidatos e suas propostas”

No domingo (4) milhões de brasileiros irão às urnas para participar do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026. Serão escolhidos presidente e vice-presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. A votação ocorrerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Mais do que uma data no calendário, a eleição representa um dos momentos em que o cidadão exerce diretamente sua participação na vida pública. O voto é individual, secreto e livre. Por isso, merece ser tratado com responsabilidade, informação e serenidade.
Em tempos de grande circulação de informações — e também de desinformação — votar conscientemente exige mais do que acompanhar discursos, propagandas ou comentários nas redes sociais. É importante conhecer as propostas apresentadas, verificar informações em fontes confiáveis, observar o histórico público dos candidatos e compreender quais são as atribuições de cada cargo em disputa.
Nesse aspecto, a propaganda política deste ano deixou a desejar. Os candidatos, orientados pelos marqueteiros, buscaram mais desqualificar adversários que apresentar soluções para os problemas do País.
Também é fundamental não transformar a divergência política em motivo para intolerância. A democracia pressupõe opiniões diferentes. O eleitor pode fazer sua escolha de acordo com suas convicções, mas o respeito às escolhas dos demais cidadãos é parte igualmente importante da convivência democrática.
Nessa semana, foi divulgada pesquisa do Datafolha apontando que a maioria do eleitorado ainda não havia decidido o voto para senador e deputado.
Por isso, às vésperas da eleição, fica um convite à reflexão: reserve algum tempo para pesquisar, conferir as informações e conhecer os candidatos e suas propostas. Não escolha apenas pela emoção do momento, por uma mensagem recebida no celular ou pela opinião de terceiros. O voto é pessoal e suas consequências alcançam toda a sociedade.
No dia 4 de outubro, cada eleitor terá diante de si a urna e a responsabilidade de exercer seu direito de escolha. Que esse momento seja marcado pelo respeito, pela informação e pela consciência de que a democracia não se constrói apenas no dia da eleição, mas também na participação responsável de cada cidadão.
O Candeia, nesse processo democrático, buscou levar informações aos leitores e internautas nas últimas semanas e na atual edição. Para coroar esse trabalho, o jornal e o Sistema Belluzzo de Comunicação fizeram mais uma parceria para ampla cobertura das eleições no domingo (4).
Fica o convite para que acompanhem a cobertura pelas ondas do rádio (91 FM e Cultura FM 105,1) ou pelo Facebook (91 FM, Rádio Cultura e Jornal Candeia).

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
09 05 26 Zoomed
09 05 26 Larissa Moraes
21 03 26 Camila Slompo
23 05 2026 Agro Regional
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...