(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Enredos do Carnaval 2024 – Rio de Janeiro

25 jan, 2024

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

SALGUEIRO leva à Sapucaí sobre os índios de nossas florestas, Hutukara “é uma terra, o branco chama de mundo”, e os Yanomami que há mais de 1000 anos vivem em um território ao norte do Brasil e sul da Venezuela, nos estados do Amazonas e Roraima, enquanto os brancos reviram sua terra para tirar de lá as lascas do céu, da lua, do sol e das estrelas que caíram no primeiro tempo dizendo dos povos originários de nosso país, “o Brasil cocar”.

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE do carnavalesco Leandro Vieira com a proposta de dar continuidade de se debruçar sobre o Brasil a obra de escritores populares, ciganos, que souberam dar contorno à imaginação de caráter fantástico como uma extraordinária vocação do povo brasileiro até inspirado no testamento da cigana Bruges de Esmeralda e seus ensinamentos místicos, e a música surpreende “a Imperatriz desfila com a (bun…), digo, sorte virada prá lua, a Campeã quer o Bi.

MANGUEIRA homenageia a cantora Alcione, 50 anos de carreira, ”a Voz Negra do Amanhã”, dos carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão, “arreda homem que aí vem mulher e aqui o samba não morrerá jamais”, trechos do samba enredo, canto da voz negra, da mulher, de São Luís do Maranhão, a Marron. A Presidente Guanayra Firmino disse que a convidou pessoalmente, esta que já foi homenageada em São Paulo pela Mocidade Alegre em 2018. Maravilhosa, minha Mangueira.

VILA ISABEL reedita “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação” de 1993, ao qual o saudoso Osvaldo Jardim embarcou na própria imaginação rumo a uma viagem fantástica partindo de uma narrativa fictícia, com a criatividade e sua sensibilidade que propôs uma reflexão muito atual sobre nosso planeta: as mazelas que os humanos fazem à Terra e a possibilidade de nos salvarmos por meio das crianças e sua candura. Agora em releitura por Paulo Barros num tema que permanece atual, dentro do contexto em que vivemos, com o samba de Martinho da Vila, “Gbalá é resgatar, salvar, a criança é a esperança de Oxalá”. Lindo, samba extraordinário, prá refletir e até chorar.

PADRE MIGUEL “Pé de caju que dou, pé de caju que dá” é o enredo da Escola, música do humorista Adnet e outros, o caju servido de bandeja com a dose de feitiço, na caipirinha deliciosa, carne de caju do poeta Alceu Valença na Tropicana, nódoa que mancha, a suculência agridoce que seduz os lábios, o fruto no duro está no alto e depois a castanha, hum, salgada, com cerveja digo com certeza, a Mocidade crava os dentes em carne de caju para saborear a essência da alma do Brasil; “Meu caju, meu cajueiro, pede um cheiro que eu dou, o puro suco do fruto do meu amor, é sensual”, maravilhoso.

BEIJA FLOR com o enredo sobre as nobrezas de Maceió, de Nilópolis e da Etiópia num encontro mágico de personagens reais, mas que nunca se viram, guiados pela luz dos encantados e da ancestralidade, com as cores, os ritmos e os pisados dos folguedos das Alagoas, a profecia do encontro de realezas, que hoje coroam Gonguila, imperador do Carnaval de Maceió, é o triunfo da cultura popular, em um esfuziante banho à fantasia nas águas de infinitos azuis. Neste congraçamento, todo mundo é rei e rainha. Basta se deixar levar por um delírio de Carnaval, abrindo a gira, começar os trabalhos.

PORTO DA PEDRA com o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular’’, que celebrará o saber e seus ensinamentos e desdobramentos, pelos carnavalescos Mauro Quintaes e pelo enredista Diego Araújo, reconhecendo o valor da sabedoria popular, elo da razão e do misticismo, segredo dos segredos, conhecimento ou bruxaria, é a mística, alquimia dos saberes.

GRANDE RIO anuncia que “Nosso destino é ser onça” aludindo aos mitos indígenas e simbologias do felino, símbolo da fauna brasileira na cultura do país, ou de “nossa Dona Onça”, enredo criado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, é inspirado no livro “Meu destino é ser onça”, do escritor Alberto Mussa, interessante.

UNIDOS DA TIJUCA embarca em uma viagem a uma Portugal mítica e mística repleta de fábulas num enredo que contará, em clima de encantamento, fatos, mistérios e lendas populares que pairam sobre a formação dessa nação, é claro um dos protagonistas será o “Fado”, que em seus múltiplos significados, além de representar o gênero musical típico lusitano, “Conto de Fada” se torna “Conto de Fado”, o lúdico e o imaginário interagem com as histórias narradas, inventadas, repaginadas.

PORTELA cultua na Sapucaí a Ancestralidade no sagrado feminino, no terreiro da mãe de todas as outras que vieram depois, a Iyá centenária baseado no romance “Um Defeito de Cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, o enredo traz uma outra perspectiva, refazendo os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luiza Mahim, trajetória de uma negra matriarca que se confunde a tantas outras até os dias de hoje que através de seu filho, Luiz Gama, temos o sonho de como onde o importante abolicionista responde a sua mãe sobre o legado da memória que ela deixou: o livro.

PARAISO DO TUIUTI narra a “Gloria do Almirante negro” letra do Moacyr Luz e outros, cita no Brasil entre o crepúsculo do século dezenove e alvorada do século 20, salve o Almirante Negro (O mestre sala dos mares), a eterna musica de João Bosco e Aldir Blanc,  o herói do povo erguido em bronze que assentou praça de frente para a Baía de Guanabara, contra a chibata que ainda insiste em ser acionada em nossa sociedade atualmente, e remete em brado que enquanto houver quem defenda ditaduras haverá uma chibata empunhada, afinal não faz muito tempo isso.

VIRADOURO conta com o carnavalesco Tarcisio Zanon o “Arroboboi Dangbé” com a predição do oráculo, senhor de todos os conselhos, prenuncia um tempo de grandes batalhas, tempo de luta e tempo de vitória, a manutenção das crenças dos povos da região da Costa da Mina vive na perseverança das sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada, cujas trajetórias místicas se entrelaçam em combates épicos, camuflagens táticas e resiliência vital.

 

 

Cássio Aguiar

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...