Composição 1_1
Composição 1_1

Neto Leoni e Jota Cardoso fazem uso da palavra em encontro realizado no Clube da Melhor Idade: 20% da população de Bariri tem mais de 60 anos – Alcir Zago/Candeia

Representantes do poder público e da sociedade civil reuniram-se anteontem, dia 21, no Clube da Melhor Idade, em Bariri, para discutir propostas para a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.
O tema foi “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, com debate sobre quatro eixos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas (saúde, assistência social e previdência); assegurando direitos e emancipação humana na educação; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Presente ao evento, o prefeito de Bariri, Francisco Leoni Neto (PSDB), destacou que países desenvolvidos dão uma atenção especial aos idosos e que o Brasil deve seguir o mesmo exemplo.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Domingos Cardoso Leonel, o Jota Cardoso, citou que em Bariri praticamente 20% da população é formada por pessoas acima dos 60 anos. Por esse motivo, esse público merece uma atenção especial do poder público.
Os temas discutidos na conferência de Bariri serão levados à conferência estadual e, em seguida, ao encontro federal. Essa dinâmica permite que haja definição de propostas em prol dos idosos para as três esferas de governo.
A legislação que assegura os direitos de pessoas com mais de 60 anos (Estatuto do Idoso) está em vigor desde 2003.