Composição 1_1
Composição 1_1

O município de Bariri realizou no dia 12 de abril a 2ª Conferência Municipal da Saúde. O encontro aconteceu no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava.
Das 9h às 13h os participantes discutiram propostas para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
Entre elas estão a necessidade de abertura de mais dois programas Estratégia Saúde da Família (ESF) em Bariri, informatização da saúde e contratação de mais agentes de saúde.
A reunião serviu também para sugerir educação continuada para capacitação de funcionários do setor e criação de protocolos para evitar desperdício.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Zanuto de Oliveira, mesmo exames que ficam prontos no mesmo dia, como o de sangue, deixam de ser retirados pelos pacientes.
A diretora municipal de Saúde, Angélica Fanti Moço, ressaltou que os desafios da pasta são constantes, mas que é preciso unir forças para melhorar o atendimento na saúde.
A vice-prefeita Maria Pia Betti Pio da Silva Nary destacou que a conferência ofereceu a possibilidade de as pessoas apresentarem sugestões e críticas. Ela lamentou a baixa participação popular e disse que o município faz grande parte do trabalho que é de responsabilidade do governo estadual.
Maria Pia citou que a busca pelo SUS aumentou nos últimos anos. Uma explicação é que a recessão econômica do País levou muitas pessoas a cancelarem os planos de saúde e buscarem o atendimento na rede pública.
A conferência terá agora etapas regionais (24 de abril em Bauru) e estadual (7 a 9 de junho em São Paulo). A etapa nacional está marcada para o período entre 4 e 7 de agosto em Brasília.