Composição 1_1
Composição 1_1

Por meio de decreto, o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) instituiu em Bariri plano de ação para manejo e controle de escorpião. O documento foi elaborado pela Vigilância Epidemiológica.
De acordo com o documento, em todo o ano de 2020 houve 183 notificações de acidentes no município. De um total de 518 imóveis pesquisados, em 57 deles foram encontrados aracnídeos.
De janeiro a setembro do passado foram contabilizadas 112 notificações. Houve pesquisa em 542 imóveis, sendo que em 12 havia escorpiões.
As áreas em Bariri serão classificadas conforme o risco de ocorrência de escorpião em cada bairro, em análises e discussões da equipe técnica que elaborou o plano. Dessa forma, será gerado um mapa com as devidas setorizações, facilitando a identificação das áreas de maiores riscos, descritas como Área Vermelha (alto risco), Área Amarela (médio risco) e Área Verde (baixo risco).
Os objetivos do plano são diagnosticar e estratificar áreas de risco para intensificação de ações de vigilância e controle do escorpião, reduzir o número de acidentes por escorpião em humanos, diminuir o número de óbitos, por meio da qualificação e atualização dos profissionais que prestam assistência aos acidentados, reduzir a infestação por escorpião no âmbito do município, articular, prover e racionalizar os materiais e insumos necessários para as ações de controle do escorpião no município e prover o adequado registro e análise de dados das ações programadas e divulgação das informações do monitoramento da implementação do plano.
Em janeiro de 2021 o Ministério Público (MP) e a prefeitura de Bariri assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o poder público adotasse medidas para a prevenção e o combate aos escorpiões no município. O TAC é resultado de inquérito civil aberto pela Promotoria de Justiça.
Um dos motivos que levou o MP a abrir o procedimento foi a infestação de aracnídeos na Creche Carmen Sola Modolin Aquilante, resultando na suspensão das atividades na unidade de ensino.

Presença de escorpiões em Bariri resultou na suspensão das atividades na Creche Carmen | Arquivo/Candeia

Da Redação