Composição 1_1
Composição 1_1

José Luís e comitê de combate ao Covid-19: está existindo negligência nos cuidados e proteção, por parte de uma parcela da população – Divulgação

Conforme informativo epidemiológico de anteontem (13), o município de Itaju registrou até o momento 75 casos confirmados de Covid-19.

Desse montante, 52 pessoas estão curadas, 22 estão em domicílio e uma está internada. Há ainda 149 exames com resultado negativo e nove moradores aguardando o resultado do exame (todos em domicílio).

Na sgunda-feira, 10, o prefeito de Itaju, José Luís Furcin, utilizou as redes sociais para anunciar que o município havia atingido o número de 66 pessoas infectadas pelo coronavírus. Ele estava acompanhado de integrantes do comitê de combate ao coronavírus, a coordenadora de Saúde, Antonia Cristina Pereira; enfermeira chefe de Saúde Família, Helenyze Biandola Albertini Moreira; e médica Maraísa Carijuri.

Segundo a equipe, até dia 7 de agosto, sexta-feira, eram 54 casos computados. Ou seja, em três dias, Itaju havia registrado 12 novos casos de contaminação. Três dias depois o montante saltou para 75 casos confirmados.

Durante o pronunciamento, o grupo ressaltou que os casos têm se alastrado rapidamente no município, não obstante as informações e orientações do setor de Saúde. Afirmam, ainda, que a contaminação tem aumentado muito entre a faixa etária jovem e o município já registrou casos da doença em crianças.

Para eles, está existindo negligência por parte de uma parcela da população.  “São comuns festinhas, churrascos e luaus, que resultam em aglomeração”, comentam. Lembram que os mais jovens se sentem imunes à doença, mas esquecem que o descaso contribui para infectar grupos de risco, como idosos e portadores de comorbidades.

Ressaltam que a estrutura da rede básica do de Itaju não conta com unidade hospitalar e que o município depende de vagas na região, em especial de UTI, e que o encaminhamento está cada vez mais difícil.

O apelo é para que a população cumpra as normas de proteção sanitárias, como não aglomeração, utilização de máscaras, higienização com álcool gel e/ou 70 e, quando possível, manter o isolamento social.