Composição 1_1
Composição 1_1

Augusto César Zapparolli – “Hoje, com a melhora da situação pandêmica, o asilo está se organizando para retomada das atividades com segurança para todos”

 

No dia 29 de outubro o Lar Vicentino de Bariri completou 71 anos de fundação. Para falar sobre a importância da entidade, o Candeia entrevistou o presidente da instituição, Augusto César Zapparolli. Ele destaca a doação de terreno por Osório Oréfice e esposa, Ana Anida de Angelis Oréfice, para a construção do local que abriga idosos que precisam de um lar. Fala também dos trabalhos realizados na entidade e as adaptações necessárias por conta da pandemia do novo coronavírus. Além de Zaparolli, fazem parte da atual diretoria Edson Luciano Furcin (vice-presidente), Dimas Vieira (tesoureiro), Flávio Oréfice (1º secretário) e Daniela Mazoti Furcin (2º secretário). A diretoria teve início no dia 1º de janeiro de 2019 e encerra as atividades em 31 de dezembro deste ano, devendo prosseguir o segundo mandato por mais dois anos.

 

Candeia – Conte um pouco sobre a fundação do Lar Vicentino de Bariri.

Zaparolli – O Lar Vicentino de Bariri é uma instituição vinculada à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em mais de 150 países. Em Bariri, a SSVP iniciou seus trabalhos em 1917 com a formação da primeira Conferência Vicentina Nossa Senhora das Dores e, a partir disso, novas conferências foram se formando. Em 1944 Osório Oréfice e sua esposa, Ana Anida de Angelis Oréfice, doaram uma área de terras para a construção do asilo, pois havia um grande número de idosos em situação de negligência familiar e abandono. Com a doação desse terreno e o apoio dos cidadãos de Bariri, foi possível construir cinco casinhas em formato de colônia. No dia 29 de outubro de 1950, com a formação da primeira diretoria que teve como presidente Benedito Kronca, iniciaram-se os trabalhos na entidade que logo depois foram entregues para as conferências vicentinas administrarem. Além do gerenciamento do Lar Vicentino de Bariri, essas conferências têm por objetivo dar assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar, levando uma palavra de esperança e atendendo em todas as suas necessidades.

 

Candeia – Quais os serviços prestados aos idosos?

Zaparolli – Diariamente são servidas diversas refeições, ministradas por profissionais de nutrição e, durante 24 horas, nossos idosos têm medicamentos, assistência médica, psicológica e social, além de terem à disposição atividades ocupacionais. São atendidos idosos com diferentes graus de dependência, que abrange desde aqueles que possuem autonomia em suas atividades de vida diária até os mais dependentes e acamados.

 

Candeia – Atualmente, qual o número de funcionários e prestadores de serviços?

Zaparolli – A instituição hoje conta com 31 colaboradores e, sempre que necessário, são contratados prestadores de serviços. Também contamos com o importante apoio de voluntários que nos apoiam em nossas atividades.

 

Candeia – A atuação do grupo de voluntários é suficiente diante das necessidades do Lar Vicentino?

Zaparolli – Antes da pandemia contávamos com um bom número de voluntários que proporcionavam aos nossos atendidos desde apoio aos cuidados pessoais e autoestima a festas e passeios. Porém, por conta do isolamento social e protocolo de segurança da entidade, essas atividades precisaram ser interrompidas, o que acarretou muita tristeza aos nossos idosos. Hoje, com a melhora da situação pandêmica, o asilo está se organizando para retomada dessas atividades com segurança para todos.

 

Candeia – Com quais receitas a entidade mantém o atendimento?

Zaparolli – Hoje temos como receita os 70% da aposentadoria dos nossos internos e convênio com a prefeitura, além de aluguéis de imóveis e ação entre amigos. As nossas despesas são altas e quase sempre os convênios não cobrem o valor necessário. Com a pandemia a situação ficou um pouco mais delicada, pois não pudemos realizar eventos importantes que realizávamos ao longo do ano. A comunidade baririense tem nos apoiado muito com a compra de rifas e doações de alimentos, produtos de higiene e valores em dinheiro.

 

Candeia – Quantos idosos são atendidos no momento e qual a capacidade da entidade?

Zaparolli – O Lar Vicentino conta hoje com 38 idosos residentes e temos a capacidade para acolhimento de 40 idosos. São incluídos idosos com autonomia ou pouca dependência de apoio. Por ocasião do aniversário da instituição, neste ano tivemos como programação a missa em Ação Graças e confraternização com idosos e funcionários, tomando todos os cuidados e respeitando o protocolo de segurança da entidade.