
Desde o início do ano Bariri tem vivido períodos de intensas turbulências na esfera política, que, por vezes, respingam no Ministério Público e no Judiciário.
Não foi diferente na semana que passou, mesmo encurtada pelo feriado de 1º de Maio e pelo ponto facultativo na sexta-feira (2).
Já na manhã de segunda-feira (28) chegou informação à redação do Candeia de que o Chefe de Gabinete, Tomás Paulino, havia pedido exoneração do cargo. O prefeito Airton Pegoraro (Avante) confirmou a informação ao Candeia.
Desde o início do governo havia sinais claros de que Tomás não estava confortável na função de articulador político. O jornal apurou que ele gostaria de desempenhar papel mais técnico na administração municipal, o que não ocorreu na prática. Até o momento o prefeito não nomeou substituto para esse importante trabalho.
Em relação ao vereador Gilson de Souza Carvalho (PSB), foram dois fatos nos últimos dias. No dia 25 de abril foram ouvidas nove testemunhas arroladas pela defesa dele em Comissão Processante aberta para apurar eventual perseguição contra mulheres.
Depois, foi publicada nota no site do Ministério Público (MP) de que a Justiça tornou Gilson réu pelos mesmos fatos apurados na CP do Legislativo.
Também alvo de Processante, a vereadora Myrella Soares da Silva (União Brasil) obteve “vitória” no Judiciário, pelo fato de juiz ter arquivado representação contra ela feita por Valentina Fátima João Navarro. O magistrado seguiu parecer da Promotoria de Justiça.
A análise do pedido feito no Legislativo de cassação do mandato de Myrella é independente, mas as recentes decisões do MP e do Judiciário podem influenciar em votos em favor da vereadora.
Para “fechar” a semana, o prefeito Airton Pegoraro seguiu parecer da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar e determinou a demissão por justa causa de Valentina. O motivo é que a então motorista teria agredido Myrella fisicamente logo no início do governo. É possível que ela ingresse na Justiça do Trabalho para reaver o cargo.
Como se nota, a semana agitada está longe de terminar. Os próprios assuntos mencionados neste espaço ainda terão repercussão e, com certeza, outros virão à tona.
























