
Nessa semana, a empresa Clarice Paisagismo e Jardinagem iniciou o trabalho de manutenção da área urbana de Bariri, com serviços de capina, recolhimento de mato, roçagem, podas etc.
Não é de hoje que o município vem sofrendo com a falta de uma zeladoria adequada. É preciso enfrentar um problema que se agravou nos últimos meses, com mato alto, áreas públicas sem manutenção e sensação de abandono em diversos bairros.
Isso sem contar que esse tipo de contratação (incluindo aí processos licitatórios) tem estado na mira do Ministério Público (MP).
A novidade agora é que o pagamento à empresa contratada será feito por medições. Ou seja, executou o serviço, recebeu por ele.
Contratar uma empresa é apenas parte da solução. É fundamental que haja fiscalização rigorosa por parte da Prefeitura. Em entrevista ao Candeia, o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Wagner Brasil de Barros, diz que haverá acompanhamento permanente para verificar o cumprimento de todas as obrigações contratuais, incluindo o uso de equipamentos de proteção, disponibilização de maquinário adequado e qualidade da execução. Assim se espera.
O município precisa assegurar que cada recurso investido se traduza em serviços efetivamente prestados à população, dentro dos padrões estabelecidos e do contrato firmado.
A expectativa dos moradores, porém, vai além dos primeiros dias de trabalho. O desafio será manter um cronograma contínuo de limpeza e conservação, evitando que os mesmos problemas retornem poucas semanas depois.
E tanto o poder público quanto a empresa contratada devem estar preparados para o período em que as chuvas se intensificam. Responsabilizar São Pedro definitivamente não colará.
E a população também deve fazer sua parte. Pequenas atitudes fazem grande diferença: não jogar lixo nas ruas, utilizar as lixeiras, respeitar os dias e horários da coleta e descartar corretamente entulhos e galhos ajudam a preservar a cidade, evitam o entupimento de galerias e contribuem para a saúde pública.
Uma cidade limpa é resultado de um esforço coletivo. Quando cada cidadão faz a sua parte, todos ganham: os bairros ficam mais agradáveis, o meio ambiente é preservado e os recursos públicos podem ser mais bem aproveitados.





















