Composição 1_1
Composição 1_1

Totem da RT Caminhos do Tietê, na Praça da Matriz: o dispositivo tem QR Code que direciona para a página com informações turísticas (Foto: Silvana Paiva)

Bariri recebeu certificado que reconhece o município como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. A informação é do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Bariri.

O certificado foi concedido pelo Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT.

De acordo com Luciana Policarpo Viccari. diretora de Desenvolvimento, é importante o município estar no mapa do turismo brasileiro, uma vez que traz benefícios econômicos, culturais e sociais para a cidade. “Além disso, promove o desenvolvimento sustentável e a valorização de seus recursos naturais e culturais”, opina.

Outra dado importante é que Bariri passa a integrar a lista de municípios que têm prioridade para receber investimentos públicos no turismo, valorizando ainda mais o setor.

MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no que diz respeito ao desenvolvimento das políticas públicas.

Portanto, estar no mapa do turismo brasileiro é importante para cidade por várias razões, que vão desde o desenvolvimento econômico até a promoção do turismo sustentável. Aqui estão algumas das principais razões:

  • Visibilidade Nacional e Internacional: Coloca a cidade em destaque tanto para turistas brasileiros quanto estrangeiros. Isso pode atrair visitantes, aumentando a visibilidade da cidade como destino turístico.
  • Desenvolvimento Econômico: O turismo é uma indústria que gera empregos e estimula o crescimento econômico. Há criação de empregos diretos e indiretos em setores como hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento.
  • Infraestrutura e Investimento: Há maior incentivo para investimentos em infraestrutura turística, como a construção e melhoria de hotéis, restaurantes, estradas e atrativos culturais.
  • Cultural e Patrimonial: Muitas cidades têm um rico patrimônio cultural e histórico a ser explorado. O mapa promove a valorização da cultura local.
  •  Educação e Conscientização: Promove a educação cultural e a conscientização sobre questões locais e globais, incentivando a compreensão e o respeito mútuo.
  • Promoção do Turismo Sustentável: Fazer parte do mapa do turismo também significa que a cidade deve se comprometer com práticas de turismo sustentável.
  • Incentivo ao Empreendedorismo:  Pequenas empresas e empreendedores individuais podem oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos visitantes.
  • Diversificação da Economia: Reduz a dependência de setores específicos e aumentando a resiliência econômica. (Fonte: Assessoria de Comunicação)