O serviço de coleta de resíduos sólidos não foi feito na quarta-feira (2) em Bariri, retornando normalmente na quinta-feira (3).
O motivo é que trabalhadores da empresa Urban Serviços e Transportes Ltda, de Charqueada-RS, responsável pelo recolhimento casa a casa, reclamaram de questões internas envolvendo a firma.
Os coletores relataram falta de um caminhão, o que acaba sobrecarregando as equipes.
Outra questão mencionada é que, com a instalação de ponto digital, houve disparidade salarial entre trabalhadores que executam o mesmo tipo de serviço, além de horas extras.
Um terceiro ponto é que os coletores defendem a prática de amontoar sacolas de lixo em determinados pontos da cidade, o que agiliza o trabalho. Há pessoas que criticam esse amontoado de lixo no município.
Na quarta-feira (2) houve reuniões entre representantes da Prefeitura de Bariri e da Urban, com participação também de vereadores.
O gestor do contrato, Sincler Policarpo, disse ao Candeia que na tarde de quarta-feira (2) o responsável pela empresa esteve na prefeitura, recebeu a notificação e garantiu que as demandas seriam resolvidas.
Em dia
Em nota à imprensa, o Executivo informou que a relação contratual com a empresa Urban está rigorosamente em dia, assim como todos os demais pagamentos da gestão aos fornecedores e prestadores de serviços à cidade.
“A Prefeitura de Bariri acompanha de perto toda a situação para esclarecer o impasse e os questionamentos dos trabalhadores sobre as questões apontadas. Informa que notificou juridicamente a empresa para que a o problema seja solucionado e que a população não torne a se prejudicada. Ressaltamos ainda nossa solidariedade com a situação e reclamada pelos funcionários como causa para a paralisação”, finalizou o Executivo.