(14) 3662-2916

jornalcandeia@jornalcandeia.com.br

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Editorial: Aumento do IPTU

20 mar, 2026

Composição 1_1
Slide
03 05 25 Nutribem

Há uma reclamação generalizada em Bariri a respeito do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O assunto tomou conta de conversas nas esquinas e nas redes sociais após a distribuição dos carnês nas últimas semanas.
O vencimento da parcela única com desconto ou da primeira parcela ocorre no fim deste mês.
As queixas de alguns moradores chegaram até o Legislativo municipal. Requerimento de autoria da Mesa Diretora cobra explicações da Prefeitura de Bariri a respeito da alta no imposto municipal.
Para tratar do assunto, o Candeia entrevista nesta edição a diretora municipal de Finanças, Silvia Aparecida Cândido. Ela explica que houve atualização cadastral por meio de georreferenciamento. Na prática, o uso de drones permitiu a identificação real da área construída de imóveis.
Há anos esse serviço não era realizado em Bariri, período em que muitas pessoas decidiram ampliar a residência ou o estabelecimento comercial.
Quem está observando um aumento muito acentuado no valor do IPTU deve fazer comparativo com o carnê dos anos anteriores, dando atenção especial à área construída.
É bom deixar registrado que o processo licitatório foi objeto de matéria pelo Candeia no ano passado.
Em outubro de 2025, o jornal informou que a empresa Egati Engenharia, Tecnologia e Negócios Ltda., de Lins, foi a vencedora de licitação feita pela Prefeitura de Bariri para atualizar a metragem de imóveis residenciais, comerciais e industriais do município.
Dentro desse contexto de atualização cadastral, a Prefeitura de Bariri tem razão em cobrar o que é justo. Quem aumentou seu imóvel nos últimos anos deve pagar mais por isso.
Por outro lado, o poder público deve estar atento para não aumentar em demasia outros impostos, taxas e contribuições. A carga tributária em geral é pesada para todos.
Deve, ainda, dar atenção especial à Taxa de Proteção a Desastres, julgada recentemente inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Apesar de o Executivo ainda cobrar essa taxa, há dezenas de ações na Justiça de Bariri em que os autores têm obtido vitória para deixar de pagar por esse tributo e receber por valores pagos de forma indevida.
Além disso, a expectativa de maior arrecadação deve resultar na melhoria dos serviços públicos.
O que não pode é aumentar a receita e deixar a desejar com falta de capina, de limpeza, melhoria da estrutura das unidades de ensino, redução das filas na saúde etc.

i
Notícias Recentes
cirurgia-dentista-bariri
fisiotarapia-pos-covi
imagem-veterinaria-bariri
03 05 25 Nutribem
01 02 25 Maísa bonatelli
03 05 25 Samir
17 05 25 Letícia Ramos
19 07 25 Indicador
21 06 25 Gabriella Artuso
10 05 Agro Regional
21 06 25 Rose's
21 12 24 Taise Leonel
28 09 24 Ateliê de Psicologia Expressiva
28 09 24 Atual
28 09 24 Camila Slompo
28 09 24 Dr Renan e Dra Bruna Budin
28 09 24 Eletrosampa
28 09 24 Instituto Olhos Marques
28 09 24 Thaís Leite
28 09 24 Zoomed
fabiana
08 07 23 Essência do Ser
28 12 24 Madeireira
previous arrow
next arrow
Z
Vote na nossa Enquete

Qual a sua opinião sobre a equipe de governo anunciada pelo prefeito Airton Pegoraro no dia 01 de janeiro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...