Composição 1_1

Dia 14, segunda-feira, às 15h, o Setor de Vigilância Epidemiológica coordenou reunião para discutir ações de combate às arboviroses.
O encontro foi realizado na Sala de Licitação e contou com a participação de representantes de setores como Vigilância Sanitária, Saúde, Educação, Social e Meio Ambiente. A ideia é elaborar plano conjunto entre as diferentes áreas.
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
Segundo a equipe, o objetivo é organizar e restaurar as ações fora da pasta da saúde. Serão realizadas reuniões periódicas de relatos, valiações, coletas de informações ou sugestão para aprimoramento nas ações no combate À Dengue e ao controle dos escorpiões.
Ainda de acordo com o grupo, o trabalho em conjunto com os outros setores é uma forma de levar informação e orientação à população de forma clara e objetiva.

Fotos: Caio Glauco

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri

Saiba mais sobre arboviroses

• Tipos
Existem três famílias mais conhecidas de arbovírus e cada uma delas engloba causadores de, que têm semelhança em seu código genético e também nas suas proteínas base. Veja cada uma delas:
Flavivírus – incluí as doenças do Aedes, como o Zika vírus, dengue e febre amarela, além de outras doenças, como a encefalite japonesa (transmitida pelos mosquitos do gênero Culex)
Togavírus – classificação da febre chikungunya e das encefalites equinas, como a do leste, oeste e venezuelana
Bunyavírus – classificação que incluí os hantavírus, causadores da febre hemorrágica.
Existem também as famílias reoviridae e rhabdooviridae, que causam mais infecções em animais.

• Causas
As arboviroses são sempre causadas por vírus cujo principal transmissor é um artrópode (no caso um mosquito ou carrapato). O vírus da arbovirose é adquirido pelo vetor através do contato com um ser humano ou com um animal contaminado e é transmitido às pessoas durante a picada.