Diante dos casos positivos de Covid-19 em uma unidade de creche, a Vigilância Epidemiológica informa que seguiu recomendações da Saúde e os funcionários que testaram positivo foram afastados das funções.
Também foram realizadas orientações em relação a medidas sanitárias, como lavagens das mãos, uso de álcool gel e a importância de manter o ambiente arejado. Quanto aos alunos, a recomendação é que os pais fiquem atentos aos sintomas apresentados pelas crianças.
Os resultados positivos de funcionários foram obtidos por meio de teste rápido realizado pela equipe de Saúde. O teste rápido antígeno para Covid-19 tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sinais ou sintomas. Esse exame, porém, não é capaz de identificar variantes.
A Vigilância enfatiza que, mesmo se houvesse o conhecimento da linhagem do vírus, o tratamento e os procedimentos a serem realizados não se alterariam, sendo os mesmos para todos os casos.
Vacina é a prevenção
A enfermeira Neusiely Podanoschi, responsável pela Vigilância Epidemiológica, destaca que mesmo com o fim da Emergência de Saúde Pública, a Covid-19 continua a ser uma preocupação à saúde. “O município continua realizando testes rápidos em unidades de saúde para todos os pacientes sintomáticos respiratórios, além de outros protocolos de prevenção”.
Neusiely ressalta que a principal medida de prevenção contra a Covid-19 continua sendo a vacina, que está disponível para a população acima de 6 meses de idade.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Da redação