Criança toma vacina em Bariri: na cidade dois locais aplicam as doses – Alcir Zago/Candeia
A vacinação contra a gripe teve início na quarta-feira, dia 10. A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas contra o vírus Influenza.
Em Bariri há dois locais para vacinação. O Centro de Diagnose e Especialidades aplica as doses das 7h às 17h. O PSF 2 (prédio verde situado na Avenida Padre João Eid, 500) realiza a imunização das 7h às 12h30.
Considerando todo o território paulista, a meta é atingir a cobertura vacinal mínima de 90% entre os grupos prioritários, a saber: mais de 4,9 milhões de idosos (pessoas com 60 anos ou mais); aproximadamente 3 milhões de crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos de idade; 1,3 milhões de profissionais de saúde; 451 mil gestantes e 74 mil puérperas (com até 45 dias após o parto), além de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, imunodeprimidos e outros.
De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha ocorrerá em duas etapas.
A primeira começou no dia 10, voltada a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos. Nesta fase também haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes desse grupo.
Entre 22 de abril até o dia 31 de maio, serão vacinados na segunda etapa os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h.
“A vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites”, explica a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
Conforme preconiza o governo federal, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no país. Em 2018, até 15 de dezembro, foram notificados 2.538 casos de SRAG no Estado relacionados ao vírus Influenza, causador de gripes, e 580 óbitos.

























