Slider

A ação conjunta de um grupo de empresários de Bariri permitiu que a Santa Casa comprasse um ventilador mecânico, equipamento utilizado para quem tem dificuldades respiratórias, ou seja, para quem precisa ser entubado.
A apresentação do aparelho, que custou aproximadamente R$ 60 mil, foi feita na terça-feira, dia 19, pelos médicos Marco Antonio Gallo, Jésus Fernandes da Costa Junior e Luiz Carlos Ferraz do Amaral, da equipe interventora, e pela coordenadora de enfermagem do hospital, Luciane Correa Machado.
Estava previsto para ontem, dia 22, treinamento com o novo equipamento. A partir daí já poderia ser utilizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A Santa Casa possui um ventilador mecânico, no entanto, é antigo e constantemente apresenta problemas. O uso do aparelho é fundamental para que o paciente tenha suporte artificial na respiração.
Neste ano o hospital recebeu mais dois equipamentos como doação. Um deles é um cardiotocógrafo, usado para verificar os batimentos cardíacos e o bem estar do bebê e também para monitorar a integridade da saúde do bebê durante o trabalho de parto.
Outro aparelho recebido pelo hospital é um perfurador ósseo canulado pneumático. Uma das vantagens do aparelho é que é possível dispor de várias velocidades no giro das brocas. Em determinados casos é preciso uma velocidade menor.
Também agiliza os procedimentos cirúrgicos, com maior precisão. O equipamento permite uma melhor esterilização, com consequente redução nos índices de infecção.

Médicos da equipe interventora e coordenadora de enfermagem com o ventilador mecânico | Robertinho Coletta/Candeia

Da Redação