Slider

A prefeitura de Bariri, através da Diretoria Municipal de Saúde, em parceria com o Lions Clube, realiza na quarta-feira, dia 13, campanha de prevenção da saúde bucal tendo como público-alvo pacientes masculinos, visto que em novembro existe a campanha Novembro Azul.
O trabalho será desenvolvido atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, das 8h às 13h.
A dentista Karita Pomponi é responsável pela avaliação dos pacientes. Caso exista alguma anormalidade, a pessoa será encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde exames mais específicos serão realizados para fechar o diagnóstico.
Além do exame bucal realizado pela dentista, equipes de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ficam responsáveis por realizarem aferição arterial, teste de glicemia, HGT e teste rápido de sífilis.
Segundo a dentista Karita Pomponi, é importante que a população tenha sempre uma higiene bucal adequada, use protetor labial solar, tenha uma alimentação saudável, esteja com a vacinação contra o HPV em dia, em especial os adolescentes, use preservativos, evite cigarros e ingestão em excesso de bebida alcoólica.
As empresas do município foram convidadas a dispensar seus funcionários por alguns minutos para que participem da campanha, bem como funcionários públicos municipais foram convidados. A campanha é destinada aos homens, mas mulheres e crianças também são bem-vindos.

Câncer de boca

O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples. A melhor forma de prevenção é procurar o dentista regularmente, para tratamento odontológico.
Percebendo alguma ferida ou machucado que não cicatrizem em até 15 dias, o dentista deve ser consultado prontamente para realização de exames específicos na cavidade bucal para melhor diagnóstico.
A incidência de casos de câncer de boca acontece em 70% dos casos em homens acima dos 40 anos de idade, sendo fatores de risco: consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção, falta de higiene bucal, vírus HPV, entre outras.