Composição 1_1

Estoque é considerado crítico e, por isso, é preciso que mais pessoas façam a doação – Divulgação

O Hemonúcleo Regional de Jaú fará coleta de doação de sangue em Bariri na terça-feira, dia 29.

O trabalho é feito em parceria com o Lions Clube de Bariri. A doação terá início às 18h e vai até as 21h na Santa Casa de Bariri.

A Agência Transfusional da Santa Casa de Jaú informa que o estoque de sangue é considerado crítico e só o aumento do número de doações pode mudar essa realidade.

O setor é uma espécie de banco, responsável por armazenar e controlar o estoque de sangue necessário para atender às demandas diárias de todas as áreas do hospital.

Todo o volume utilizado tem como origem o Hemonúcleo Regional de Jaú. Com a baixa procura de doadores, principalmente por conta da pandemia, o estoque do Hemonúcleo ficou comprometido, o que acaba refletindo na quantidade enviada à Santa Casa.

“Mesmo com o Coronavírus, a Santa Casa continua recebendo pacientes graves, que precisam ser internados na UTI, e casos de urgência e emergência vindos de toda a região. Em muitas dessas situações, há a necessidade de utilizar sangue e derivados. A única fonte que temos à disposição é o Hemonúcleo. Se não há sangue lá, não haverá sangue aqui. Por isso, pedimos o apoio da população para doar e equilibrar os estoques. O procedimento é simples e muito seguro, além de salvar vidas”, explica a biomédica da Agência Transfusional da Santa Casa, Ariane Catto.