Crianças a partir de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo – Foto: Divulgação
A equipe do Centro de Diagnose de Bariri e Posto de Saúde “Nassima B. Romero” (PSF-2) estão realizando atualização das carteirinhas de vacinação contra o sarampo.
Segundo a enfermeira chefe do setor de Saúde, Neuzieli Podanoschi Giuliangeli, devem tomar a vacina crianças a partir de 1 ano (sarampo; caxumba e rubéola), crianças de 1 ano e 3 meses (sarampo; caxumba; rubéola e varicela).
Já a população de 7 a 29 anos devem ser aplicada duas doses da vacina (sarampo; caxumba e rubéola) e dos 30 aos 59 anos apenas uma dose.
Ainda de acordo com a enfermeira Neuzieli, são analisadas as carteiras de vacinação antes de serem aplicadas.
Saiba mais sobre o sarampo
Sinais e sintomas
O primeiro sinal da doença geralmente é a febre alta, que começa entre 10 e 12 dias após a exposição ao vírus e dura de 4 a 7 dias. O intervalo entre a exposição ao vírus e a aparição das erupções cutâneas oscila entre 7 e 18 dias.
Quem está em risco?
Crianças pequenas não vacinadas estão em maior risco de contrair sarampo e de sofrer com suas complicações, entre elas, a morte.
Transmissão
O vírus altamente contagioso é espalhado por tosse e espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreções nasais ou de garganta infectadas.
Tratamento
Não existe tratamento antiviral específico contra o vírus do sarampo.
Prevenção
A vacinação de rotina contra o sarampo em crianças, combinada com campanhas de imunização em massa em países com altas taxas de casos e mortes, são estratégias-chave de saúde pública para reduzir as mortes pela doença em todo o mundo.
Fonte: Organização Pan Americana de Saúde (OPAS)