Slider

Última Hora
Ontem, sexta-feira, 27, era o último dia para cadastramento biométrico de eleitores de Bariri e Itaju. E, cumprindo a tradição, muitos deixaram a regularização eleitoral para a última hora. Resultado: os eleitores retardatários enfrentaram longa fila o dia inteiro. Quem não atender à biometria obrigatória terá os títulos cancelados e ficará impedido de votar nas próximas eleições.

Pés de maconha 1
A Polícia Militar de Bariri apreendeu na manhã da quarta-feira, 26, dois pés de maconha localizados no bairro Brasil 500. Segundo informado, após denúncia anônima, os policias estiveram no local. Uma mulher que estava na residência foi qualificada e, depois, liberada.

Pés de maconha 2
Segundo o relato, os policiais constataram nos fundos da casa os pés de cannabis sativa, sendo uma com 40 cm de altura e outro com pouco mais de dois metros. As plantas foram apreendidas e apresentadas na Delegacia de Polícia, onde devem passar por perícia.

Varal Poético 
Alunos do 3º ano da EM Prof. Euclydes Moreira da Silva elaboraram varal poético em projeto interdisciplinar, que envolveu Português, Geografia, Ciências e Artes. Segundo a equipe, a poesia é um gênero textual trabalhado com frequência em sala de aula, através de versos, estrofes, rimas e estrutura. O projeto foi desenvolvido no decorrer do segundo bimestre. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Dia da Árvore 
Dia 20, sexta-feira, alunos da EM Pref. Euclydes Moreira da Silva participaram de atividade em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), que consistiu no plantio de três mudas de árvores, cedidas pelo Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri. Integrantes do Grêmio Estudantil, professores e gestores da escola participaram da atividade. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Clube do Livro 
Dia 20 de setembro, um grupo de amantes da leitura se reuniu na Biblioteca Municipal Maria Bernadete Marcondes de Almeida Tanganelli para encontro do Clube do Livro. O objetivo é incentivar a leitura de bons livros e as discussões que eles inspiram, além de entretenimento e troca de conhecimentos. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato pelo telefone (14) 3662-8555. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Monitoramento
Dia 18, quarta-feira, a EM Profª. Rosa Benatti finalizou a implantação do Sistema de Monitoramento na unidade, ao instalar 16 câmeras de vigilância obtidas através de recursos provenientes do Programa Dinheiro na Escola (Pdde). O monitoramento foi implantado para dar segurança aos alunos e também à comunidade escolar. Fotos: Divulgação (Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Horta no Sítio 
De 12 a 19 de setembro, alunos da EM Profª Prof Rosa Benatti visitaram a horta no sítio da Família Aquilante, em Bariri. A ideia é mostrar aos alunos a estrutura e o passo a passo do cultivo de hortaliças. O projeto surgiu nas aulas de ciências. Os alunos da escola cultivam também uma pequena horta nas dependências da unidade. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Mário Fava 
O historiador e coordenador da EM Profª. Joseane Bianco, Paulo Cesar Ramalho, ministrou palestra aos alunos da EM Profª. Rosa Benatti. O tema foi a façanha histórica do herói baririense Mario Fava. A escola vem realizando visitas monitoradas dos alunos ao museu local que leve o nome do mecânico. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Setembro Amarelo 1 
A equipe do Programa Saúde da Família da Vila Santa Rosa (PSF 4) realizou no mês de setembro duas palestras com o tema depressão e prevenção do suicídio. A iniciativa integra a Campanha Setembro Amarelo. A primeira ocorreu no Centro Educacional SESI – 143, às 10h, ministrada pela enfermeira Maria José Anello.

Setembro Amarelo 2
A segunda foi no quiosque da praça da Caixa D´água, no Jardim Santa Helena, às 15h, ministrada pelo técnico de enfermagem José Luiz Pastorello e pela agente comunitária de Saúde (ACS) Ana Milani. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa – Prefeitura de Bariri)

Campeã de malha 
A equipe da cidade de Boraceia foi campeã de malha dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori) 2019 em Lençóis Paulista. A final foi contra São Carlos, com placar de 74 a 52. O time é formado pelos jogadores Luiz Candido, Luís Batista Sipioni (Dídio) e Antônio Zago ( Zaguinho), com coordenação do diretor de Esportes, Aparecido de Jesus Rodrigues Alves, Paraná. Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Boraceia)

Na CDHU 1 
Essa semana, o prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri, esteve na sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e foi recebido por Marcelo Hercolin, diretor de Atendimento Habitacional; Antonio Carlos Trevisani, superintendente de Obras; e Aguinaldo Lopes Quintana Neto, diretor técnico.

Na CDHU 2
Boraceia é um dos sete municípios da região que aderiram ao programa Nossa Casa-CDHU Nossa Casa, lançado quarta-feira, 25, pelo governador João Doria e o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary. Na região de Bauru, serão construídas 103 unidades pela modalidade, dessas 30 serão em Boracéia. (Fonte: Assessoria de Imprensa).

Escola diz não
Findado o prazo no dia 19 de setembro, a EE Profª Ephigênia Machado Fortunato de Bariri rejeitou oficialmente a proposta de aderir Programa Ensino Integral (PEI), do governo do Estado para o Ensino Médio. Segunda-feira, 30 de setembro, a Diretoria de Ensino de Jaú vai divulgar quais das sete escolas da região, relacionadas para o programa, aceitaram o ensino integral.

Nova Galeria
A Câmara Municipal de Bariri prepara nova galeria de ex-presidentes da Casa. A antiga, com fotos fixadas na parede, foi desativada. Agora, um painel de metal vai abrigar os presidentes, de forma padronizada e ocupando menos espaço.

Em Brasília
O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) usou a tribuna da Câmara Federal para defender o endurecimento da legislação penal, pacote anticrime do ministro Sérgio Moro. O parlamentar citou o caso da morte da baririense Mariana Bazza e mencionou que o autor do crime saiu do sistema prisional há 30 dias e planejou o delito contra a mulher.

Na Inglaterra
A plataforma online do jornal britânico Daily Mail deu destaque para a morte da baririense Mariana Forti Bazza, 19 anos. A publicação contém fotos e vídeos do crime ocorrido nesta semana na cidade.

Troca de horários 1
A prefeitura de Bariri publicou retificação em relação a duas audiências que serão realizadas na segunda-feira, dia 30. Houve inversão dos horários das duas reuniões. Às 17h30, na Câmara, haverá explanação de receitas e despesas da prefeitura.

Troca de horários 2
Meia hora depois, no Paço Municipal, é a vez da discussão sobre os gastos com a saúde. Nos dois casos as audiências tratam do período de maio a agosto (segundo quadrimestre).

Racismo 1
Denunciado pelo Ministério Público Federal, um internauta de Ribeirão Preto foi condenado à prestação de serviços comunitários por 720 horas devido à postagem de comentários racistas no Facebook. As mensagens foram publicadas em setembro de 2017, quando o réu mencionou por duas vezes que os negros seriam “desprovidos de inteligência”.

Racismo 2
Diz trecho de uma das mensagens: “Por exemplo negros no geral são desprovidos de inteligência, mas tendem a ser mais fortes, os brancos por outro lado mais fracos porém mais inteligentes e isso é o resultado da adaptação genética, impossível não perceber que existe sim diferença entre os povos, mas insistem em dizer que não”.