Slider

No Guinness 1 
Sexta-feira, 9, o teatrólogo Benedito Irivaldo de Souza, mais conhecido como Vado, apresentou, em sessões às 8h e às 10h, no Centro Educacional, Cultural e de Exposições Mário Fava, a peça teatral (monólogo) “Navio Negreiro”, baseada no poema homônimo de Castro Alves.

No Guinness 2
Após 48 anos em cartaz, o monólogo de Vado entrou para o Guinness World Records como detentor do título de “carreira mais longa como diretor de teatro de uma mesma produção”. A sessão foi apresentada a alunos das Escolas Profª. Idalina Vianna e Profª. Ephigênia Cardoso Machado Fortunato. (Fotos: Caio Glauco. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri).

Faleceu o Liga…
Sexta-feira, 9, faleceu Valdemor Penachi, o Cabo Penachi, aos 86 anos. Figura carismática e reconhecida nos meios esportivos, o ”Liga” (como chamava todo mundo) se destacou como técnico e incentivador do futebol. Para ele, o esporte era fonte formadora e protetora de crianças e jovens. Fez história como diretor e presidente do Umuarama Clube de Bariri.

Casas 1 
O prefeito Neto Leoni postou em sua página do Facebook que esteve na segunda-feira, dia 5, no CDHU de Bauru para reunião com o diretor regional da companhia. O motivo foi tratar do projeto de construção de casas populares na cidade.

Casas 2
Nesta semana a prefeitura de Bariri publicou portaria nomeando três corretores de imóveis para que façam a avaliação de área de terra medindo 69 mil metros quadrados para fins de desapropriação. No terreno encontram-se as torres de transmissão da Bariri Rádio Clube. O assunto tem rendido discussões pelas redes sociais.

Bombeiros na Apae 
Quarta-feira, 7 integrantes do Corpo de Bombeiros de Bariri estiveram na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Com alunos, professores e funcionários deram orientações sobre primeiros socorros e noções de segurança. A iniciativa partiu da colaboradora da Apae, Fernanda. (Fonte: Site da Apae).

Horta no Sítio 
Dia 1º de agosto, alunos da EM Prof. Euclydes Moreira da Silva visitaram a horta do sítio da família Aquilante. Lá aprenderam de forma lúdica conhecimentos sobre plantio e cuidados necessários com plantas e vegetação. No final da visita, cada aluno recebeu uma sacola com verduras. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri).

Dia da Amamentação 
Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. Para marcar a data os agentes comunitários de saúde do Programa Saúde da Família da Vila Santa Rosa (PSF 4) realizaram palestra sobre o tema, às 9h, na sala de recepção. Segundo a enfermeira Maria José Anello, a ideia foi orientar as mães sobre importância do aleitamento materno e os cuidados com as mamas. (Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri).

Medalhas no Canguru 1 
Dia 5, segunda-feira, na reunião de pais e mestres da EM Prof. Eurico Acçolini, alunos receberam certificados e medalhas conquistados no Concurso Canguru de Matemática, competição internacional, realizada anualmente e destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até 3ª série do Ensino Médio. A prova foi aplicada no dia 21 de março na própria escola.

Medalhas no Canguru 1
Foram conquistas 12 medalhas: três de ouro (Bruno Baylão Bonatelli, Diego Natan Oréfice e Fábio Augusto Maccari); uma de prata (Leandro Henrique Bonati); quatro de bronze (Gabrielle Edwirges Betini, Miguel Henrique Budin, Rafael dos Santos Ocon e Sérgio Henrique Della Coletta); e quatro de honra ao mérito (Ana Carolina Trovarelli, Inaê Capana Soriani, Heloísa Araújo Vilella de Carvalho e Vitória Isabeli Rosa Lopes).
(Fotos: Divulgação. Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Bariri).

Leishmaniose canina 1
Dia 10 de agosto é o Dia Nacional de Combate à Leishmaniose Visceral Canina. Para tanto, a Prefeitura de Boraceia realizou a semana de combate à proliferação do mosquito palha, causador da doença. A leishmaniose canina não é transmitida por mordida, arranhão, lambedura, urina ou fezes do cachorro.

Leishmaniose canina 2
Para impedir a proliferação do inseto é necessária a adoção de medidas simples, que vão desde o uso de repelentes até a limpeza periódica dos quintais e da casa, como retirada das frutas em decomposição, do material orgânico e das folhas que caem das árvores. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Boraceia).

Cargos Comissionados 1
O prefeito Neto Leoni solicitou que a Câmara de Vereadores desconsidere o pedido de urgência na tramitação do projeto de lei 33/2019, que dispõe sobre redefinição da estrutura administrativa da prefeitura de Bariri, que contempla 59 cargos comissionados.

Cargos Comissionados 2
Há quinze dias, houve audiência pública para discussão desse projeto e, na ocasião, vereadores da oposição solicitaram alterações na redação original e/ou retirada de tramitação. Eles defendem que a matéria seja mais abrangente no que diz respeito à reorganização administrativa da prefeitura.

Cargos Comissionados 3
Além deles, o vereador Evandro Folieni (PSDB), que até então compunha a base partidária do atual prefeito, adiantou que votaria contra o projeto se não houvesse as alterações solicitadas. Essa decisão daria à oposição o quinto voto necessário para rejeição da proposta.

Cargos Comissionados 4
Nos bastidores, o pedido do prefeito de tramitação ordinal para a matéria foi visto como estratégia para ganhar tempo e tentar garantir os votos necessários para aprovação. Vai ser difícil. Folieni demonstra cada vez mais alinhamento com a oposição, nessa e em outras questões, inclusive.

Na Modesto Masson
Essa semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Bariri (CMDCA) definiu que o local da eleição do Conselho Tutelar será a EM Prefeito Modesto Masson. O dia da eleição é 6 de outubro, domingo, e o horário de votação é das 8 às 16h. O voto é facultativo e é permitido escolher somente um dos candidatos.

Baririense campeã
A amazona baririense Mariana Mazo Betti Pio da Silva foi campeã do 42º Campeonato Nacional de Quarto de Milha, na cidade de Araçatuba, na prova de Cinco Tambores, na classe aberta. A informação é do vereador Ricardo Prearo, que apresentou moção de aplauso na Câmara pela conquista da jovem amazona.

Futebol Society
Hoje, 10 de agosto, ocorre a Super Copa Beneficente de Futebol Society, no campo sintético da Vila Lorenzeti em Boraceia. Cada time tem seis jogadores (cinco na linha e um goleiro) e a fórmula da disputa é ‘mata mata’, com 10 minutos cada lado (10×10). O sorteio dos times será a partir das 9h30 e o início da disputa às 10h.

Obra em Arealva
O governador em exercício Rodrigo Garcia assinou anteontem, dia 8, convênios que somam R$ 15 milhões para financiamento de obras em 15 municípios, por meio de recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania. Na região, Arealva foi contemplada com espaço cultural e lazer.