Composição 1_1
Composição 1_1

A EE Profª Edir Helen Sgaviolli Faccioli, de Boraceia, dá início a um novo projeto, a oficina Circo da Vila, ministrada pelo professor de Arte, Lauan Silva.
A proposta se desenvolve dentro do modelo de escola de período integral, em horário intitulado Pedagogia da Presença. Nele, o professor tem oportunidade de ficar perto do estudante, promovendo o protagonismo juvenil. A oficina de circo foi escolhida para ocupar este espaço.
O mês de setembro marca o início das atividades do projeto, que está sendo acompanhado pela diretora, Andréia Freitas. Lauan, inclusive, já começou a despertar o interesse artístico pela arte circense nas crianças e adolescentes da Escola.
Segundo ele, após período de paralisação dos espetáculos, a volta do projeto Circo da Vila está sendo vista com otimismo. E cita frase de Ana Nunes: “Que a gente perca tudo: A hora… Os dentes… A razão, em alguns momentos… O sono… Os sapatos… As roupas… O cabelo… Qualquer coisa! Menos os sonhos e a alegria de viver!”

Tudo começou em Itaju

Lauan Silva é fundador do Projeto Circo da Vila, na cidade de Itaju, onde nasceu e, ainda na infância, desenvolveu o sonho de divulgar a arte circense. As apresentações eram gratuitas e realizadas em praças públicas, orfanatos, e escolas locais e da região.
O ensaio da trupe ocorria no programa “Escola da Família” da Escola Erasto de Itaju aos finais de semana. Os integrantes somavam mais de 19 crianças e adolescentes que apresentavam números de acrobacia no solo, malabares, contorção e palhaço.
O projeto funcionou por mais de oito anos. As apresentações na Semana Cultural de Itaju tinham recorde de público
No entanto, a pandemia do Covid 19 paralisou as atividades e na volta, por vários fatores – um deles, segundo Lauan, a falta de incentivo – não foi possível retomar os espetáculos. E conclui: “O show não pode parar! Agradeço a todos pelas oportunidades dada em Itaju”.

Lauan já começou as atividades para despertar o interesse artístico pela arte circense nas crianças e adolescentes da Escola.

Da redação