Composição 1_1

Fogo atingiu extensa área rural nos municípios de Bocaina e de Jaú – Reprodução/Facebook

Por causa da forte estiagem, várias áreas agrícolas na região foram consumidas pelo fogo nos últimos dias. Na sexta-feira (16) as chamas atingiram plantação de cana da Della Coletta Bioenergia (DC Bio) às margens da Rodovia SP-304, perto do trevo de acesso a Bocaina e Itapuí.

A prefeitura de Jaú, por meio da Defesa Civil e das secretarias de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente (Semeia), participou de combate a incêndio de grande proporção no sábado (17). Foi possível ver as chamas de Bariri.

O fogo ocorreu na divisa entre Jaú e Bocaina, atingindo áreas rurais dos dois municípios. Foi um trabalho intenso que durou cerca de 10 horas. As chamas começaram por volta das 9h e só foram contidas por volta das 19h.

Para chegar ao fogo, um agricultor de Jaú abriu caminho com trator-lâmina para que os veículos utilizados no combate a incêndios pudessem passar.

Agricultores, homens do Corpo de Bombeiros e funcionários das Usinas de São Manoel e Raízen (unidade Jaú e Bocaina) enviaram caminhões-pipa para auxiliar no combate às chamas.

A maior preocupação das equipes foi evitar que o fogo se aproximasse de alguns bairros de Bocaina e de APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O coordenador da Defesa Civil de Bocaina, Guilherme Milani, informa que um levantamento vai precisar a extensão da área destruída na cidade. Ele estima que cerca de 150 mil m² tenham sido queimados.

Para o secretário de Meio Ambiente de Jaú, Amilcar Marcel de Souza (Cecéu), o fogo destruiu em torno de 1 milhão de m², considerando os dois municípios.

Ainda segundo a avaliação de Cecéu, a APP do Córrego da Onça – que nasce em Bocaina e deságua no Pouso Alegre de Baixo – foi duramente atingida.

Ele acredita que 50% da área foi atingida e destaca que o incêndio causou grande prejuízo à biodiversidade do local matando veados, tatus, tamanduás, macacos e aves de diversas espécies como canários-da-terra, pica-paus e sabiás entre outras.

 

Outra área

 

A prefeitura de Jaú trabalhou também no combate a incêndio de grandes proporções em canavial no Bairro da Revisão Agrária, na divisa com Bocaina, na quarta-feira (21).

O local é próximo à escola Professor Urias Ferreira, mais conhecida como Colégio Agrícola, situada à margem da Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), Km 313, via que liga Jaú a Bariri.

O fogo teve início por volta de 18h30 e foi contido em torno das 22h. Dois caminhões-pipa da Brigada Municipal foram enviados ao local.

Agricultores da região apoiaram o trabalho da Brigada com tratores-lâmina fazendo aceiro para evitar que o fogo se alastrasse e disponibilizando pequenos tanques d’água.

A mata ciliar do Córrego da Prata, afluente do Rio Jahu na região da Marambaia, foi atingida.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Jaú