Em Bariri quatro estabelecimentos foram fiscalizados, 3.740 mídias piratas apreendidas e uma pessoa presa em flagrante por violação de direito autoral.

Em Pederneiras, na Seccional de Bauru, homem foi preso com armas, drogas e gás pimenta – Foto: Divulgação/PC
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 4 (Deinter-4), com sede em Bauru, que abrange 76 municípios, deflagrou, nesta quinta-feira (4), operação de combate à receptação de telefones celulares. Durante as diligências, que contaram com a participação de 177 policiais civis distribuídos nas seis Delegacias Seccionais de Polícia, que compõem o Departamento, 25 pessoas foram presas por diversos crimes e dois adolescentes foram apreendidos.
A operação teve como objetivo coibir a prática de furtos e roubos de aparelhos celulares na região, além de tentar esclarecer a autoria de ocorrências dessas naturezas. Ao todo, 100 estabelecimentos de comércio e manutenção dos aparelhos foram vistoriados e 55 telefones celulares foram apreendidos. A Polícia Civil também encontrou durante as buscas porções de maconha, cocaína e crack, além de uma arma de fogo.
Na área da Delegacia Seccional de Polícia de Jaú, as equipes fiscalizaram 32 estabelecimentos – 17 em Jaú; quatro em Bariri; oito em Barra Bonita e três em Dois Córregos – e pesquisaram 744 celulares por meio do número do IMEI, realizando a apreensão de 25 aparelhos móveis por irregularidades.
Em Bariri e Dois Córregos, duas pessoas foram presas em flagrante por violação de direito autoral. Na primeira cidade, foram apreendidas 3.740 mídias piratas e, na segunda, 2.500. Além disso, fiscais das prefeituras notificaram donos de estabelecimentos que trabalhavam sem alvará de funcionamento para que regularizem as situações no prazo de 30 dias.
Na área da Delegacia Seccional de Jaú, foram apreendidos celulares e mídias piratas
Na região da Delegacia Seccional de Polícia de Bauru, os policiais cumpriram quatro mandados de busca. Uma pessoa foi presa em flagrante e outras 12 foram presas em cumprimento a mandados de prisão criminal nas cidades de Bauru, Lençóis Paulista, Agudos, Pederneiras, Pirajuí e Duartina. Durante as buscas, foram apreendidos uma arma de fogo, sete celulares de origem ilícita e porções de cocaína e maconha.
DROGAS E ARMAS
Somente em Pederneiras, além de quatro mandados de busca, foram cumpridos oito mandados de prisão, com quatro presos – duas mulheres, por tráfico de drogas e furto, e dois homens, por tentativa de homicídio e dívida de pensão alimentícia. Na cidade, a Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar (PM) nas buscas. Um homem foi preso em flagrante e aguarda apresentação na audiência de custódia.
Na casa dele, as equipes encontraram uma arma de fogo de calibre 635, numerada, municiada com nove cartuchos, além de 98 pinos com cocaína e uma porção de maconha, um simulacro de arma de fogo, cinco celulares, um tablet e um videogame de origem suspeita. “Também foi localizado uma lata de gás pimenta na qual estava amarrada um fogo de artifício (bombinha)”, informa a Polícia Civil em nota.
GOLPES
Durante a operação, dois jovens de Pederneiras suspeitos de estelionato prestaram depoimento. Segundo a Polícia Civil, eles se utilizavam do Facebook para oferecerem iPhones por preços mais baixos do que o praticado no mercado, pediam o depósito de metade do valor em conta corrente e prometiam remeter o aparelho com um boleto para a pessoa pagar a outra metade, mas, assim que a pessoa fazia o depósito, interrompiam o contato.
Até o momento, de acordo com a polícia, foram identificadas uma vítima de Atibaia e outra do Jabaquara, em São Paulo. Os investigados, ambos com 18 anos, confessaram os delitos.
Na casa de um deles, foram apreendidos R$ 950,00 e o celular usado nos golpes. Já na residência do segundo, as equipes encontraram comprovante do banco que usavam para sacar em caixas eletrônicos os valores depositados pelas vítimas.
Durante a operação, a polícia também localizou um homem apontado como receptador de celulares furtados que revenderia os aparelhos pelo Facebook. Com ele, foi apreendido um celular de uso pessoal que será encaminhado para perícia.
“Os celulares das vítimas já teriam sido revendidos a terceiros, os quais continuarão a ser buscados pelo SIG, que é o Setor de Investigações da Delegacia”, revela a Polícia Civil.
























