Composição 1_1

Vereador Ricardo Prearo apresentou dois requerimentos para cobrar informações da prefeitura – Alcir Zago/Candeia

Os vereadores Ricardo Prearo (PDT) e Airton Pegoraro (MDB) cobraram por meio de requerimentos o andamento de obras de recapeamento e de tapa-buraco em Bariri. Os documentos foram aprovados por unanimidade pelo Legislativo na sessão de segunda-feira (3).

Prearo é o autor de dois requerimentos. Um deles questiona a administração municipal sobre licitações realizadas no ano passado, com serviço de recape ainda não iniciado (leia box). Outra iniciativa trata de informações sobre locais onde houve tapa-buraco e ruas que receberam a melhoria.

Pegoraro assinou requerimento para pedir à Diretoria Municipal de Infraestrutura a previsão sobre recape e tapa-buraco no município e vias que serão contempladas.

Na Palavra Livre, Prearo disse que conversou pessoalmente com o prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB). Segundo o vereador, o chefe do Executivo relatou que a Caixa Econômica Federal está exigindo documentos, mas estima que em meados de maio a prefeitura poderá emitir as ordens de serviço para o recapeamento.

Em relação ao tapa-buraco, Prearo falou na sessão que a prefeitura alega falta de funcionários para o serviço. O vereador comentou que irá exigir mais agilidade para o reparo das vias públicas.

 

Documentos

 

Em nota, a prefeitura de Bariri cita que está dando andamento ao convênio para recapeamento asfáltico em ruas do município. Os processos licitatórios foram realizados no ano passado.

Os recursos para realização dos serviços são disponibilizados pelo governo federal e repassados ao município pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o Executivo, é preciso que a administração municipal apresente projeto de recape asfáltico e entregue toda a documentação exigida pela Caixa, para que os valores sejam liberados.

Os documentos precisam ser enviados por meio da Plataforma Brasil, base nacional unificada utilizada na gestão de convênios e contratos de repasses federais, sendo possível iniciar as obras previstas após a aprovação dessa documentação.

A administração municipal relata que no ano passado as primeiras etapas do processo chegaram a ser feitas pela prefeitura, porém, a documentação apresentada estava incompleta, inviabilizando a liberação dos recursos.

Por esse motivo, os serviços de recapeamento asfáltico contemplados pelos contratos nem chegaram a ser iniciados.

Desde o início do ano, o Executivo retomou as tentativas para continuidade do processo, apresentando o projeto de recapeamento solicitado, cronograma e realizando novo envio dos documentos exigidos.

Segundo o diretor municipal de Infraestrutura, Jessé Prado Lyra, a documentação já está em análise pela Caixa Econômica Federal e há previsão de liberação dos recursos para este mês.

 

Empresa vence cinco licitações

 

No início de novembro do ano passado a empresa NJ Caetano Empreendimentos Imobiliários Ltda, de Vargem Grande do Sul-SP, venceu cinco licitações feitas pela prefeitura de Bariri para obras de recapeamento. Ao todo, as cinco concorrências totalizam aproximadamente R$ 2 milhões.

Uma das disputas contempla recape de 30.021,67 metros quadrados (m²) das seguintes ruas: Rua Ceará (parcial), Rua Piauí (parcial), Rua Pernambuco (parcial), Rua Paraná (parcial), Avenida Mossoró (parcial), Rua Tupi (parcial), Rua Pará, Avenida Jornalista Victor de Azevedo Pinheiro (parcial), Avenida Francisca M. S. Stradiot (parcial), Avenida Joaquim Moço (parcial), Rua Floriano Peixoto (parcial), Avenida Francisco Kronka (parcial), Rua Almirante Barroso, Rua Aurora Pinheiro Galízia (parcial), Rua Humaitá (parcial), Rua São João (parcial), Avenida Luciano Papaterra (parcial), Rua Ermelinda D. C. Guimarães, Rua Domingos Papaterra (parcial), Rua Salvador Gutierrez (parcial) e Avenida Nossa Senhora do Livramento (parcial).

Outra concorrência diz respeito a 6.384,79 m² de vias do Jardim Santa Clara: Rua José Edgar Rossi e Rua Benedito Pereira Leite (parcial).

Uma terceira licitação trata de 6.228,27 m² de ruas do Jardim Santa Clara – Rua Vereador João Domingues Ferreira (parcial), Rua Professor José Carlos Barbosa (parcial), Rua Benedito Pereira Leite (parcial), Rua Vereador Gabriel Laguerra (parcial), Rua Vereador Ezaldevar Hespanhol (parcial) e Rua José Gonçalves.

Há concorrência para recape de 6.550,68 m² de ruas do Jardim Maravilha, Centro e Jardim Industrial, sendo: Rua Boa Vista (parcial), Rua Itu, Rua Vitório Emanuele Prearo (parcial), Rua Prudente de Moraes (parcial) e Avenida Luiz Fanton (parcial).

A última disputa, de 6.523,76 m², contempla serviço na Rua José Braz Arrotéia, Rua Palmares (parcial), Avenida Antonio Fanton (parcial), Rua  Piratininga e Avenida Luiz Fanton (parcial).